Gestores da região Norte debatem enfrentamento das hepatites virais
Hepatite Delta é tema de encontro realizado em Manaus
Com enfoque na hepatite Delta, será realizado de 17 a 19 de julho, em Manaus, o I Encontro Regional do Plano de Enfrentamento das Hepatites Virais na região Norte do país. O evento é iniciativa do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis – DCCI/SVS/MS, com apoio de Coordenações Estaduais de Hepatites Virais e das Coordenações dos municípios prioritários do Amazonas, Acre e Pará.
Na abertura do encontro, a diretora do DCCI, Adele Benzaken, apresentou o panorama epidemiológico mundial, nacional e da região Norte, reforçando a importância da elaboração do referido plano, assim como a necessidade de unir forças entre as esferas de governo municipal, estadual e federal, buscando a sua implementação de modo sustentável, com base na agenda 2030 da Organização Mundial de Saúde (OMS). “O Departamento está com o olhar voltado não somente para a Região Norte, mas também para a hepatite delta, que é uma doença negligenciada mundialmente, e o Brasil tem a preocupação de atuar como pioneiro na prevenção, no diagnóstico e no tratamento desse agravo”, afirmou.
Nos três dias do encontro, representantes da gestão, dos serviços de saúde e da organização da sociedade civil terão a oportunidade de debater e propor ações que contribuam para o efetivo enfrentamento das hepatites virais nos estados do Amazonas, do Acre e do Pará entre os anos de 2017 e 2019.
Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV