DIAGNÓSTICO

Expoepi promoveu testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C

30.06.2017 - 14:59
04.11.2022 - 10:40

[node:title]Durante a 15ª Expoepi, realizada entre os dias 27 e 30 de junho, em Brasília, os participantes do evento tiveram acesso a testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C. A ação foi realizada pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), que receberam apoio dos assessores e do corpo técnico de especialistas nas áreas de laboratório, hepatites e logística.

Nos dois primeiros dias da ação (na quarta, 27, e na quinta, 28) foram atendidas 215 pessoas e realizados 208 testes para HIV, sífilis e hepatite B e 176 para hepatite C. A ação compreendeu as etapas de recepção, testagem e orientações pós-teste e contou com a participação de 30 pessoas, sendo 15 para cada turno (manhã e tarde).

Em frente ao estande para realização dos testes, o usuário tinha disponíveis questionários on-line com questões para identificar o conhecimento do público sobre HIV, sífilis e hepatites virais. “O objetivo deste levantamento é verificar onde estão as principais lacunas de conhecimento dos profissionais de saúde para podermos investir na ampliação e divulgação das informações relacionadas às perguntas feitas”, disse Mariana Villares, consultora especialista do DCCI.

Além dos testes, também foram distribuídos preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante em frente ao estande. Na área de recepção para a testagem, eram veiculadas, em vídeo, informações sobre o uso de preservativos e campanhas de prevenção do Ministério da Saúde relacionadas ao HIV, às IST e às hepatites virais.

“A ação teve o intuito de levar o conhecimento do próprio estado sorológico às pessoas participantes e aos demais trabalhadores do evento, além de mostrar ao público, em sua maioria estudantes e profissionais da área de saúde, as vantagens do teste rápido e todo o fluxo de funcionamento de uma ação de testagem rápida”, concluiu Mariana Villares.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI