Início »
Noticias »
UNAIDS reúne artistas, influenciadores e ativistas para falar de discriminação em relação às pessoas com HIV/aids
#ZERODISCRIMINAÇÃO
UNAIDS reúne artistas, influenciadores e ativistas para falar de discriminação em relação às pessoas com HIV/aids
O evento contou também com a participação da diretora do DCCI, Adele Benzaken, e das coordenadoras de DST/Aids do município e do estado de São Paulo
31.05.2017 - 13:57
última modificação:
04.11.2022 - 10:39
O Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/AIDS (UNAIDS) realizou na noite de terça-feira (30), a roda de conversa #Esefossecomvocê? no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. O evento faz parte da campanha do mesmo nome lançada em março deste ano, cujo objetivo é o de discutir a discriminação e o preconceito. Na ocasião, o foco foi em torno do preconceito em relação ao HIV/aids.
A jornalista e apresentadora Glória Maria foi a mediadora dos debates e ao final do evento foi nomeada como embaixadora de boa vontade do UNAIDS, juntando-se ao time já formado pelo ator Matheus Solano e pela cantora Wanessa Camargo. Gloria arrancou palmas do público ao interagir no palco com o casal Biel Vaz e Tuy Potasso (do canal do youtube Sensualise Moi) que foram os mestres de cerimônia do evento.
A diretora do DIAVH, Adele Benzaken, foi uma das convidadas a fazer a fala de abertura. Ela parabenizou o UNAIDS pela campanha e pelo evento e destacou os avanços que o Brasil teve nos últimos tempos na luta contra aids, destacando a incorporação do dolutegravir e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) no SUS. Adele, entretanto, ressalvou que isso ainda não é suficiente. Para ela é preciso lutar incansavelmente contra a discriminação e o preconceito em torno do tema. "Nesse quesito, artistas, jornalistas, atletas e celebridades têm um papel fundamental, porque eles emprestam sua voz, seu talento, sua beleza e sua arte para formarem opinião e com isso contribuem para mudarem essa realidade".
A diretora do UNAIDS no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, explicou que o evento estava inserido na iniciativa "Zero Discriminação". Ela agradeceu o apoio de todos e fez um agradecimento a diretora do DCCI por todo o apoio que o Ministério da Saúde vem dando ao trabalho do UNAIDS no Brasil.
Georgiana ressaltou ainda a importância de trazer pessoas fora do universo da saúde, governo, gestão e ONU para discutir o tema. "Precisamos levar o debate à sociedade e falar de responsabilidade social - que é complementar e essencial ao que já está sendo feito e é o princípio da iniciativa Zero Discriminação".
A diretora da Coordenação estadual de DST/Aids do estado de São Paulo, afirmou a importância daquele tipo de evento para comunicar principalmente aos jovens. A coordenadora de DST/Aids municipal de São Paulo, Cristina Abade, parabenizou os organizadores do evento e destacou a importância de eliminar a discriminação em torno do tema.
O Ministro conselheiro da Embaixada do Reino Unido, Wasim Mir, deu boas vindas a todos e expressou a honra de ser parceiro do UNAIDS na iniciativa.
O debate foi organizado em três blocos: O HIV no universo dos youtubers e jovens influenciadores nas redes sociais; Onde está a juventude gay e a interface com o HIV; e Direitos Humanos e responsabilidade social de todos na resposta ao HIV.
Ao final do evento, a cantora Wanessa Camargo emocionou os participantes com um pocket show. Ela homenageou o Cazuza (cantor falecido em 1989, vítima da aids) ao cantar com o youtuber e ator Gabriel Estrela. A segunda música ela ofereceu as mulheres “empoderadas” e cantou sozinha a música “Amor, Amor”. Ela terminou o show emocionando a plateia com a canção: “Eu não Resisto a Você”.
A Rede Globo e a agência Olgivy são parceiros do UNAIDS na campanha #Esefossecomvocê?
Para conferir o evento clique aqui
https://www.facebook.com/search/top/?q=unaids%20brasil
Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV
Típo da notícia: Notícias do DCCI