SOCIEDADE CIVIL

Jovens reunidos em Brasília discutem o uso da PreP

O encontro termina no sábado e reúne jovens de todo o país

 

19.01.2017 - 15:53
04.11.2022 - 10:41

[node:title]Brasília (DF), 19 de janeiro – Com a participação e apoio do Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DCCI), da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, foi aberto na última quarta-feira, dia 18, o "Seminário Internacional de Juventudes e Enfrentamento do HIV/Aids: Construindo caminhos da prevenção e formando advogados em PrEP no Brasil". O encontro reúne cerca de 110 jovens do Brasil e de outros países e tem por objetivo formar lideranças para atuarem no uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PreP). Promovido pela organização não-governamental "Vida em Movimento", do DF, o seminário vai até sábado, dia 21. Confira aqui a programação.

A diretora do DCCI, Adele Benzaken, foi uma das convidadas na mesa de abertura do Seminário. Ela destacou a importância de abrir cada vez mais espaços para a participação dos jovens nas políticas públicas – e lembrou que esse público é uma das populações-chave do  Ministério da Saúde para as ações de prevenção ao HIV/aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. "Por isso, não temos poupado esforços para estarmos próximos dessa população, utilizando linguagens e meios que possam dialogar com eles", disse. Benzaken também ressaltou que a PreP ainda não se encontra disponível no Brasil, por questões técnicas que estão sendo resolvidas juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que precisa liberar o medicamento para uso na prevenção. "Há uma decisão política do Ministério de utilizar mais essa forma de prevenção. Só aguardamos os trâmites técnicos junto à Anvisa para introduzirmos a metodologia no país", afirmou Adele. Ainda segundo ela, o Brasil será, talvez, o único país no mundo a oferecer a PreP gratuitamente. No entanto, a diretora ressalvou que "é preciso dizer que a PreP não é uma pílula mágica e não é a única forma de se prevenir da infecção pelo HIV; o uso da camisinha, por exemplo, não pode ser esquecido em hipótese alguma, porque ela protege de outras IST, coisa que a PreP não faz". "É por isso", disse Adele, "que o Ministério da Saúde tem utilizado o conceito de Prevenção Combinada, tema de sua última campanha de prevenção".

SOBRE A PREP – A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV é uma estratégia de prevenção que envolve a utilização de um medicamento antirretroviral (ARV) por pessoas não infectadas, para reduzir o risco infecção pelo vírus por meio de relações sexuais. O medicamento ARV irá bloquear o ciclo da multiplicação desse vírus, impedindo a infecção do organismo. A profilaxia é indicada sobretudo para homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, população gay e casais sorodiscordantes. A PrEP tem um grande potencial, especialmente se combinada à testagem anti-HIV ampliada (mensal ou trimestral), diagnóstico e vinculação ao tratamento daqueles identificados como infectados pelo HIV.

 

Assessoria de Comunicação
(61) 3315-7665
Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCIPrEP