2016 foi ano de grandes conquistas para o DCCI
Entre os avanços estão um revolucionário tratamento para a hepatite C e a incorporação do antirretroviral dolutegravir à resposta brasileira à epidemia de HIV/aids
O ano de 2016 reuniu inúmeros avanços para o Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DCCI). A seguir, alguns destaques do intenso trabalho realizado pelo Departamento ao longo do ano que se encerra.
Em janeiro, um novo e revolucionário tratamento para a hepatite C ofereceu cura e qualidade de vida aos portadores do vírus, e os medicamentos sufosbuvir e daclatasvir passaram a ser distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No mês de fevereiro, o DCCI promoveu a terceira e bem-sucedida edição do Curso de Formação de Jovens Lideranças – desta vez com jovens profissionais de saúde atuantes na resposta nacional à epidemia de HIV/aids.
Março trouxe um importante encontro do GT de Adesão, que discutiu critérios para definir a má adesão e o abandono ao tratamento do HIV/aids. O encontro reuniu representantes de governo, academia e sociedade civil.
Em abril, o Ministério da Saúde e o DCCI passaram a recomendar que as grávidas usassem preservativos nas relações sexuais – para assim evitar a zika que assusta o país.
Maio trouxe a divulgação e ampliação da vacinação contra o HPV para mulheres vivendo com HIV/aids
No mês de junho, a então diretora-adjunta Adele Benzaken assumiu a diretoria do DCCI – trazendo novo e personalizado expertise à gestão do Departamento.
Em julho, o Ministério da Saúde superou a meta dos 30 mil tratamentos para hepatite C distribuídos no último ano para hepatite C. Foi o mês da campanha Julho Amarelo, de conscientização sobre as hepatites virais.
Agosto marcou o sucesso do personagem Homem-camisinha nas Olimpíadas Rio 2016, entre diversas outrtas ações realizadas pelo DCCI durante o evento.
Em setembro, o Ministério da Saúde promoveu intensamente o uso deste insumo no Dia Mundial do Preservativo Feminino, como parte de sua estratégia de Prevenção Combinada.
No mês de outubro, o antirretroviral dolutegravir – considerado parte dos melhores tratamentos do mundo – passou a fazer parte do arsenal brasileiro de antirretrovirais na resposta à epidemia de aids
A partir de novembro, o Departamento passou a utilizar a nomenclatura “IST” no lugar de “DST” – substituindo o termo “doenças sexualmente transmissíveis” por “infecções sexualmente transmissíveis”.
Em dezembro, a Prevenção Combinada foi o grande tema do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no primeiro dia do mês. A Prevenção Combinada oferece um leque de alternativas de prevenção ao HIV/aids, representando um grande avanço na luta contra a epidemia de HIV/aids
Assessoria de Comunicação
Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Tel.: (61) 3315-7627 ou 7624
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV