Fórum em Londrina celebra o Dia Mundial de Luta contra a Aids
Na programação, mostra de experiências em IST, aids, tuberculose e hepatites virais
Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids foi realizado nos dias 1º e 2 de dezembro o II Fórum da Região de Londrina de Prevenção em IST/Aids e a 1ª Mostra de Experiência em IST/Aids/Tuberculose/Hepatites Virais em Londrina (PR). Com o objetivo de promover a melhoria da promoção à saúde e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, o Fórum teve a realização de palestras e apresentação de trabalhos de entidades da sociedade civil.
De acordo com o Programa Municipal de IST/Aids/Tuberculose/Hepatites Virais, foram realizados, desde o início do ano até 25 de novembro, 1.918 testes rápidos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa de IST/HIV/Aids/Hepatites B e C e Tuberculose de Londrina. Destes, 76 foram positivos para HIV, sendo 60 masculinos e 16 femininos. Em 2016, 271 pacientes com aids iniciaram tratamento no ambulatório de HIV/aids de Londrina e 163 começaram PEP sexual.
O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais esteve representado pelos consultores Alexsana Sposito Tresse, que, no painel “Avanços e Desafios nos 35 anos da Aids no Brasil”, apresentou as mudanças nos dados epidemiológicos no decorrer dos anos, e Diego Callisto, convidado a fazer uma apresentação sobre o panorama da aids na juventude. Na ocasião, apresentou dados relacionados à infecção pelo HIV nas faixas etárias no público jovem, com destaque para o aumento na taxa de detecção nos jovens do sexo masculino com idade entre 20 e 24 anos.
Assessoria de Comunicação
Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV