Início »
Noticias »
Departamento recebe representantes da sociedade civil para debater o enfrentamento da doença
HTLV
Departamento recebe representantes da sociedade civil para debater o enfrentamento da doença
Maior preocupação é com o desconhecimento do agravo pela maioria dos médicos
08.11.2016 - 16:41
última modificação:
04.11.2022 - 10:37
O coordenador-geral de Ações Estratégicas em DST, Aids e Hepatites Virais do DDAHV, João Paulo Toledo, reuniu-se na manhã desta terça-feira (8) com a diretora do Grupo Vitamore de apoio aos portadores de HTLV, Sandra do Vale, e com a representante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em HTLV (Fundação Hemominas) Anísia Soledade Ferreira.
Na ocasião, foram debatidas a inclusão do HLTV nas campanhas de HIV/aids, DST e Hepatites Virais do Ministério da Saúde na mídia e a preocupação quanto ao desconhecimento da doença pela maioria dos médicos. “O paciente fica desinformado e sem ter a quem recorrer”, afirmou Sandra do Vale.
Segundo João Paulo Toledo, apesar do alto número de publicações e pesquisas realizados no Brasil sobre a doença, ainda há pouca informação por parte dos profissionais. “Diante do que ouvimos das representantes das duas entidades, será possível trabalharmos em campanhas e ações voltadas ao HTLV. Apesar de não haver notificação da doença, podemos nos empenhar para melhorar as vias de comunicação com a sociedade e divulgar os riscos do HTLV, as formas de prevenção e o tratamento”, disse João Paulo Toledo.
HTLV – É um retrovírus que causa um tipo raro de leucemia de células T, as quais ajudam a defender o organismo de vírus, fungos e algumas bactérias. Considerado uma IST, possui dois tipos: o HTLV-I, implicado em doença neurológica e leucemia, e o HTLV-II, pouco evidenciado como causa de doença. Das pessoas infectadas, a maioria não apresenta sintomas, e entre 1% e 5% desenvolvem distúrbios tais como problemas neurológicos, dificuldade para defecar ou urinar, leucemia e outras doenças inflamatórias. Transmitido por meio de esperma, secreções vaginas, sangue e da mãe para o bebê, o HTLV pode ser prevenido via uso de preservativos e, no caso da mãe para o bebê, pela substituição do leite materno pela fórmula infantil.
Assessoria de Comunicação
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Conheça também a página do DDAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/DSTAidsHV
Típo da notícia: Notícias do DCCI