Imunizar para Hepatite B e HPV

Imunizar para a hepatite B 

A hepatite B é considerada uma IST e seu vírus é altamente transmissível nas relações sexuais desprotegidas. Por isso a recomendação do uso do preservativo em todas as relações sexuais. A hepatite B também pode ser prevenida com o uso da vacina. Ela está disponível nas salas de vacina do SUS e é altamente protetiva. Para que isso seja possível, é necessário fazer as três doses: a primeira dose, segunda dose um mês depois e a terceira dose 6 meses após a primeira. 

Qualquer pessoa pode fazer a vacina. O esquema de três doses é para que haja a imunização necessária. Se você fez uma ou duas doses apenas, pode procurar uma Unidade Básica de Saúde para completar o esquema.

A vacina está indicada também para todo o recém-nascido, de preferência nas 12 primeiras horas. Ela também está no esquema de prevenção da transmissão vertical e deve ser administrada para o recém-nascido de gestante portadora de hepatite B juntamente com a imunoglobulina específica para hepatite B.

Saiba mais sobre a hepatite B http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/hv/o-que-sao-hepatites/hepati...

 

Imunizar para o HPV

O papiloma vírus humano (HPV) é uma IST e pode provocar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Existem cerca de 200 subtipos do HPV e alguns deles são mais efetivos em provocar câncer e outros as verrugas genitais.

O Brasil implantou essa vacina em 2014 com o objetivo de fornecer imunidade para os subtipos que mais provocam câncer e verrugas. Atualmente a vacina está disponível para meninas entre 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos com duas doses (0 e 6 meses). Também podem se vacinas as PVHIV na faixa etária de 9 a 26 anos com três doses (0, 2 e 6 meses).

Saiba mais sobre o HPV http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/infeccoes-sexualmente-transmi...