Rede Nacional de Laboratórios de Contagem de Linfócitos TCD4+

A Rede Nacional de Laboratórios para Contagem de Linfócitos T é formada por 72 laboratórios que realizam exames de contagem de linfócitos T e 50 laboratórios realizando exame de contagem de linfócitos T CD4+ rápido. Esses laboratórios introduziram no Brasil os testes para a contagem de linfócitos T CD4+ visando ao monitoramento da evolução clínica de indivíduos infectados pelo HIV, quando da introdução da terapia com antirretrovirais para novos pacientes. Esse monitoramento possibilita a adoção de terapias preventivas às infecções oportunistas e busca a efetividade do tratamento.

Novas recomendações e o uso racional do CD4

Após consulta pública em 2015, o item 3.4 do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos foi revisto e atualizado. 

A nova recomendação considera o uso racional do CD4 e reforça que, em pacientes estáveis – em uso de terapia antirretroviral (TARV) e com carga viral indetectável –, o foco do monitoramento laboratorial deve ser a detecção precoce de falha virológica (quando há indicação de troca do medicamento antirretroviral). 

Baseada em evidências científicas, a revisão foi amplamente discutida pelo Comitê Assessor para Terapia Antirretroviral em Adultos Infectados pelo HIV – que inclui representantes da academia e da sociedade civil, além de técnicos do Ministério da Saúde.

CONDIÇÕES – De acordo com o item atualizado, o exame de CD4 não deverá ser utilizado para o monitoramento clínico de uma pessoa vivendo com HIV/aids quando todas as seguintes condições estiverem presentes no paciente: ser assintomático; estar em tratamento antirretroviral (TARV); ter carga viral indetectável; ter apresentado dois exames consecutivos – com intervalo mínimo de seis meses de um para o outro – que atestem CD4 maior que 350 células/mm3.

A nova recomendação não prevê o fim dos exames de CD4, mas reitera sua importância crucial para o monitoramento clínico e laboratorial de pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA).

As atualizações estão disponíveis em www.aids.gov.br/pcdt

SISCEL

Manual de configuração do Mult-SET:  Interfaceamento Multiset-Siscel

Controle de Qualidade

  • Gráficos de levy-Jennings e Regras de Westgard

QUALILAB - Sistema de informação da avaliação externa da qualidade - AEQ

  • Os Relatórios Globais dos resultados das Avaliações Externas da Qualidade e certificados de aprovação podem ser acessados pelo sistema:

 

Eventos: