Sistema de Informação para notificação das pessoas em tratamento da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (IL-TB)

Desde 2014, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (CPNCT) recomenda a notificação e o registro do tratamento da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis(ILTB) em todas as UF. Em 2018, a CGPNCT publicou o Protocolo de vigilância da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis no Brasil, que visa, a partir da notificação e acompanhamento das pessoas em tratamento da ILTB, construir o panorama epidemiológico da ILTB nos territórios, monitorando o cuidado prestado a esses indivíduos nos serviços de saúde e gerando informações que melhor representem a realidade do país, subsidiando a tomada de decisão.

A recomendação é notificar, no IL-TB (Sistema de Informação para notificação das pessoas em tratamento da infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis) todas as pessoas com a ILTB cujo tratamento será iniciado.

O IL -TB é um sistema online cuja finalidade principal é registrar todas as pessoas em tratamento para infecção latente no Brasil e, com isso, gerar dados para o cálculo de indicadores para o monitoramento e avaliação das ações de vigilância da ILTB.

As coordenações dos programas de controle da tuberculose (nacional, estaduais e municipais) e profissionais que atuam nos serviços que tratam ILTB poderão realizar a vigilância dos casos por meio do sistema, utilizando os módulos “casos” e “gerenciamento”.

Para acessar o sistema, é necessário estar cadastrado, e realizar o login com nome de usuário e senhas próprias. O acesso ao IL-TB é concedido pelas Coordenações Estaduais de Controle da Tuberculose.

Clique aqui para acessar o IL-TB.