Sistema de Controle de Exames Laboratoriais da Rede Nacional de Contagem de Linfócitos CD4+/CD8+ e Carga Viral do HIV (SISCEL)

O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) disponibiliza, por meio da rede pública de saúde, exames de CD4+/CD8+ e carga viral do HIV para as pessoas vivendo com HIV e aids (PVHIV). Os kits para execução desses exames são enviados aos laboratórios que realizam esse tipo de exame.

Devido ao alto volume de recursos investidos anualmente para a compra dos kits e ao grande número de pacientes que atualmente realizam esses exames, foi necessário o desenvolvimento de um sistema informatizado para facilitar o controle dos processos de cadastramento de pacientes e armazenagem do histórico dos exames realizados, a fim de auxiliar o médico a prescrever a melhor terapia para o paciente. Assim, em 1997, deu-se início ao desenvolvimento do Sistema de Controle de Exames Laboratoriais de CD4+/CD8+ e Carga Viral do HIV (SISCEL).

Em 2002, foi implantado e disponibilizado o módulo de faturamento (inicialmente a APAC, posteriormente substituída pela BPA-I) que possibilita aos laboratórios gerarem um arquivo com todas as informações exigidas pelo Ministério da Saúde para o faturamento. Atualmente, o SISCEL é utilizado em todos os estados do Brasil, contando com 72 laboratórios que realizam exames de contagem de linfócitos T, 50 laboratórios realizando exame de contagem de linfócitos T CD4+ rápido, 81 laboratórios que realizam exames de carga viral do HIV, e 22 serviços de saúde que realizam os exames de carga viral rápida do HIV.

Todas as informações são armazenadas no banco de dados central, localizado no DCCI, e são acessadas via internet, utilizando criptografia de dados, pelos laboratórios que realizam exames de contagem de linfócitos T e carga viral do HIV, coordenações estaduais e municipais de IST e aids. 

Novos critérios para a realização do exame de Contagem de Linfócitos T 

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos, atualizado em dezembro de 2018, preconiza a periodicidade com que devem ser realizados os exames de Contagem de Subpopulações de Linfócitos T e de Quantificação do RNA do HIV-1. A realização da Contagem de Subpopulações de Linfócitos T é independente da realização do exame de quantificação da carga viral do HIV, uma vez que a periodicidade de cada um desses testes está submetida a critérios de indicação diferentes. Os laboratórios seguirão o PCDT e recusarão as amostras que não estiverem de acordo com os critérios estabelecidos. Desta forma, o SISCEL realiza a recusa automática das amostras para Contagem de Linfócitos T que não estiverem de acordo com os critérios estabelecidos no PCDT.

Acesso ao sistema LAUDO (Impressão de Laudos e Resultados do SISCEL, SISGENO e Histórico Terapêutico)

Consiste em sistema web que foi desenvolvido para os profissionais que atuam na esfera da assistência e são solicitantes dos exames de Carga Viral do HIV, Contagem de Linfócitos T CD4/CD8 e Genotipagem do HIV (médicos e enfermeiros). Nele, os profissionais podem ter acesso aos resultados dos exames via web, bem como imprimir a ficha de solicitação (laudo) para o próximo exame. Neste sistema também é disponibilizado o histórico terapêutico do paciente.

Para ter acesso ao Sistema LAUDO, o profissional deverá preencher e assinar o “Termo de Responsabilidade” (disponível em http://antigo.aids.gov.br/pt-br/pub/2016/termo-de-responsabilidade-laudo...) e anexá-lo juntamente com a cópia do RG, CPF e identidade profissional (formato PDF, JPG, JPEG ou PNG), no momento em que for preenchido o formulário de solicitação on-line (disponível em https://laudo.aids.gov.br/termo-responsabilidade/cadastro). A solicitação e a documentação serão avaliadas pela coordenação local e o usuário receberá por e-mail a resposta da sua solicitação.

 

Portarias

não vigente

não vigente

 

Laudo médico para emissão de BPA-I

 

Preenchimento Eletrônico - Laudo médico para emissão de BPA-I

 

Ofícios

 

Contatos do suporte
E-mail: siscel@aids.gov.br
Endereço: SRTVN Quadra 701, Lote D, Edifício PO700 - 5º andar - Brasília/DF - CEP: 70.719-040
Assessoria de Informática (ASIP)
Telefone: 0800 61 2439 - opção 2 / (61) 3315-7611 e (61) 3315-7695