Sistema de Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com HIV/aids (SIMC)

O SIMC – Sistema de Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com HIV/aids – é um sistema que permite visualizar e monitorar o gap de tratamento, ou seja, as pessoas vivendo com HIV/aids (PVHIV) que ainda não iniciaram o tratamento antirretroviral. 

O Sistema é importante porque permite identificar as pessoas que poderiam estar em tratamento, mas não estão. Assim, os serviços têm a possibilidade de buscar essas pessoas, ofertar a terapia antirretroviral (TARV) e inseri-las no tratamento. 

Também é possível visualizar, no Sistema, a lista das pessoas que iniciaram a terapia antirretroviral ou tiveram seus esquemas modificados há 6 (seis) meses ou mais, mas que apresentam carga viral detectável. Essa relação é uma ferramenta importante no monitoramento da adesão das PVHIV à TARV e pode ajudar os serviços na organização do trabalho e do resgate dessas pessoas para avaliação e condutas necessárias.  

Vale ressaltar que o acesso ao SIMC é permitido a Coordenadores Estaduais e Municipais de IST/aids e Coordenadores de Grupos de Vigilância Epidemiológica e de Regiões de Saúde, bem como a Profissionais dos serviços de saúde que atendem pessoas vivendo com HIV/aids.

Acesse o Sistema de Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com HIV/Aids - SIMC

Veja o vídeo explicativo: