O que são micoses endêmicas (sistêmicas, de implantação e oportunistas)

As micoses são infecções causadas por fungos, cujas formas infectantes estão intimamente relacionadas ao bioma e a fatores geoclimáticos, tais como solo, vegetação, clima, umidade, altitude etc. As micoses atualmente são classificadas em grupos, de acordo com o envolvimento no tecido e o modo de entrada (mecanismo de infecção) no hospedeiro, a saber:

Superficiais – causadas por fungos que invadem apenas as camadas mais superficiais da pele ou pelo. Exemplos: piedra, pitiríase.

Cutâneas – causadas por fungos que invadem toda a espessura da pele ou a parte queratinizada intrafolicular do pelo ou unha. Exemplos: dermatofitoses (tineas), candidose superficial.

Subcutâneas ou de implantação – resultam da inoculação de um fungo patogênico por ocasião de um traumatismo, em geral cortes por plantas ou pela manipulação do solo. Manifestam-se como lesão supurada da pele ou do tecido subcutâneo, produto da disseminação do fungo por contiguidade ou por via linfática. Exemplos: cromomicose, esporotricose, micetoma, feo-hifomicose subcutânea (fungos negros); lobomicose e entomoftoromicose (aspecto tumoral); esporotricose, cromomicose, feohifomicose, micetoma (aspecto de abcessos ou lesão granulomatosa com microabcessos).

Sistêmicas – adquiridas por inalação de conídios (formas infectantes). Causam uma lesão primária pulmonar e as lesões extrapulmonares resultam de disseminação hematogênica. Exemplos: blastomicose, coccidioidomicose, criptococose, feo-hifomicose sistêmica, histoplasmose, nocardiose, paracoccidioidomicose.

Oportunistas – acometem indivíduos com imunodeficiência. Porta de entrada variável, quadro clínico variável. As lesões podem ser cutâneas, subcutâneas ou sistêmicas. Exemplos: aspergilose, mucormicose, fusariose, candidíase e pneumocistose.

 Os sintomas das micoses dependem do tipo da micose e do estado imunitário do indivíduo. Variam de uma simples lesão na pele até quadros graves, com comprometimento sistêmico (disseminado), que podem evoluir para o óbito.

Considerando a importância das micoses endêmicas (sistêmicas e de implantação) na saúde pública brasileira, o Ministério da Saúde está em processo de estruturação de um sistema de vigilância, com vistas a conhecer a real magnitude dessas doenças para subsidiar a adoção de políticas específicas de prevenção, assistência e controle.