Transmissão vertical

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST também pode ocorrer por meio da transmissão vertical para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação, quando medidas de prevenção não são realizadas. 

A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma IST durante a gestação, parto, e em alguns casos durante a amamentação. Todas as gestantes e suas parcerias sexuais devem ser investigadas para IST durante o pré-natal e no momento do parto, especialmente para o HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Ao mesmo tempo, devem ser e informadas orientadas sobre as possibilidades de prevenção, bem como, sobre a possibilidade de riscos da prevenção da transmissão vertical para a criança quando a gestante é infectada, especialmente de HIV/aids, sífilis e hepatites virais B e C.

A presença de IST durante a na gestação pode afetar a criança e causar complicações, como:  abortamento ou natimortalidade, parto prematuro, doenças congênitas ou morte do recém-nascido.

Importante!

O que fazer para prevenção da transmissão vertical do HIV, da sífilis e das hepatites B e C no momento durante a gravidez?

Algumas ações são fundamentais para prevenção e eliminação da transmissão vertical:

  1. Realizar o pré-natal desde o início da gestação, ou assim que descobrir a gravidez,
  2. Realizar testagem, especialmente por meio dos testes rápidos, para o diagnóstico precoce,
  3. Nos casos de infecção, realizar o tratamento correto com profissional de saúde, e ter adesão às consultas do pré-natal para acompanhamento adequado e realização dos exames solicitados. 

O cumprimento dessas ações no período pré-natal, reduz significativamente o risco de desfechos desfavoráveis à criança.