Relatório de monitoramento de Profilaxias do HIV - PrEP e PEP - 2021

Relatório de monitoramento de Profilaxias do HIV - PrEP e PEP - 2021
Publicações: 
PEP (Assistência e Tratamento), PrEP (Assistência e Tratamento)
Última modificação: 
24.08.2022 - 16:27
Data da publicação: 
24.08.2022

ISBN 978-65-5993-296-2

Descrição: O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI/SVS/MS) adota a estratégia da Prevenção Combinada, que associa diferentes métodos de prevenção ao HIV, às IST e às hepatites virais (ao mesmo tempo ou em sequência), conforme as características e o momento de vida de cada pessoa.

A Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) consiste na utilização de medicamentos antirretrovirais (ARV) como forma de prevenção por pessoas que não estão infectadas pelo HIV, mas que se encontram altamente vulneráveis ao vírus.

Por sua vez, a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) é uma estratégia de prevenção ao HIV e deve ser utilizada como urgência médica, a ser iniciada o mais rapidamente possível após situações de exposição ao vírus, tais como: violência sexual, relações desprotegidas ou acidente ocupacional.

O objetivo deste relatório é analisar os quatro primeiros anos da implantação da estratégia de PrEP no SUS, de 2018 a 2021, e mostrar a tendência do perfil das pessoas que utilizaram PEP no SUS entre 2012 e 2021, como apoio e orientação para gestores definirem suas estratégias de acesso em seus territórios.