Manual de Adesão ao Tratamento para pessoas vivendo com HIV e Aids - 2008

Descrição: O Ministério da Saúde lançou o Manual de Adesão ao Tratamento para pessoas vivendo com HIV e Aids. Com tiragem inicial de 10 mil exemplares, o material será distribuído para as os serviços e ONG que prestam assistência a pessoas vivendo com HIV/aids. A proposta é que esta publicação seja usada por profissionais que trabalham com este tema, com o objetivo de que as atividades em adesão extrapolem a compreensão focada apenas nos medicamentos e ampliem suas ações - de forma compartilhada com os usuários - para fora dos espaços tradicionalmente utilizados.

O material faz parte das ações da Campanha de Prevenção Posithiva e será encaminhado aos serviços de saúde que atendem pessoas vivendo com HIV e Aids e organizações da sociedade civil. O conceito de Prevenção Posithiva faz parte de uma estratégia ampla, que envolve a prevenção, a adesão ao tratamento e a redução do estigma e do preconceito em relação às pessoas que vivem com HIV e Aids, entre outros itens.

O manual aborda questões como atenção integral e adesão em HIV/aids, eventos adversos e interações: manejo e prevenção, ações e estratégias em adesão,momentos do tratamento:  início, manutenção, troca e abandono da TARV. A publicação apresenta também situações específicas de especial atenção e de maior vulnerabilidade para a adesão ao tratamento e exemplifica atividades que possam ser desenvolvidas para minimizar possíveis dificuldades.