Painel de monitoramento de dados de HIV durante a pandemia da COVID-19

O painel “Monitoramento durante a pandemia de covid-19 – Dados relacionados ao HIV” foi elaborado com o intuito de auxiliar estados e municípios no monitoramento do cuidado às pessoas vivendo com HIV (PVHIV) e da prevenção à infecção pelo vírus. Ele apresenta indicadores operacionais que são fundamentais para a manutenção da qualidade e da oportunidade das tomadas de decisão realizadas por diferentes instâncias de gestão, durante e após este período de pandemia do novo coronavírus.

O painel apresenta a distribuição mensal, por Unidades Federadas e municípios, de indicadores relacionados ao volume: 1) de exames de CD4 e de carga viral realizados no SUS; 2) de autotestes distribuídos; 3) de dispensações de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP); e 4) de dispensações de Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

Além disso, foram acrescentados indicadores relacionados ao início e à manutenção da terapia antirretroviral (TARV), destacando-se a proporção de PVHIV que receberam antirretrovirais (ARV) para período superior a 60 dias e que se atrasaram para retirar seus medicamentos ARV.

Como explorar o painel:

Na página inicial, há um quadro-resumo (2019 e 2020) com a quantidade de ARV dispensados, a proporção da duração dos ARV dispensados e o número de PVHIV vinculadas aos serviços de saúde do SUS.

Ainda na página inicial, há o filtro de Unidades Federadas e municípios. O filtro escolhido será aplicado a todas as informações das páginas seguintes. No canto inferior à direita está o botão para o Glossário, onde estão listadas as siglas utilizadas no painel, bem como os respectivos significados.

Botões de navegação:

  • Exames de CD4 e Carga Viral: número de PVHIV que fizeram o primeiro exame de CD4 antes do início da TARV (no SUS) e número de PVHIV que fizeram o primeiro exame de CV antes do início da TARV (no SUS). Comparação do número de exames realizados no mesmo período nos anos de 2019 e 2020 e total de exames realizados.
  • PVHIV iniciando TARV: número de PVHIV que iniciaram o tratamento antirretroviral (TARV) e comparação desses dois períodos em 2019 e 2020.
  • Dispensações e atraso: número de PVHIV com pelo menos uma dispensação de ARV em 2019 e em 2020 e porcentagem das pessoas que atrasaram 30 ou mais dias para pegar seus medicamentos em cada ano.
  • Autoteste de HIV: quantidade de autotestes de HIV distribuídos desde janeiro de 2019. Nesse caso, não cabe comparação entre os anos, por ser uma política ainda em processo de implantação em muitos lugares.
  • Profilaxias Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP): número de dispensações de PrEP e número de dispensações de PrEP. A PrEP começou a ser implantada em janeiro de 2018 e, como uma política ainda em expansão, não realizamos comparação entre os anos.

 

Devido à diminuição dos casos de COVID-19, este painel teve sua última atualização em dezembro de 2021

 

Para outros indicadores de HIV/aids e hepatites virais, acesse aqui o Painel de Indicadores Epidemiológico