Painel de Gestantes com CV-HIV detectável

Painel gestante com carga viral do HIV (CV-HIV) detectável é uma ferramenta estratégica para rápida visualização do histórico das gestantes com CV-HIV ≥50cópias/ml monitoradas pela funcionalidade “Gestante” do Sistema de Monitoramento Clínico das Pessoas vivendo com HIV (SIMC).  Ele tem como objetivo principal apresentar aos gestores e aos profissionais de saúde gráficos e tabelas com as informações demográficas, clínicas e de tratamento das gestantes com CV-HIV detectável.   

Periodicidade de atualização: Mensal. Os dados são extraídos do SIMC funcionalidade “gestante” na primeira semana de cada mês.

Como explorar o painel:

Na página inicial, há um quadro resumo com o número total de gestantes com CV-HIV detectável mapeadas pelo SIMC, desde dezembro de 2019 (primeiro mês da funcionalidade) até a data da última atualização, apresentando ainda o balanço das que entraram e saíram do relatório.

Ainda na página inicial, há o filtro de Unidades Federadas e municípios de residência. No lado direito, estão os botões para as Informações Mensais e Anuais, onde serão exibidas informações demográficas, clínicas e de tratamento das gestantes com CV-HIV detectável, segundo o botão selecionado. 

Botões de navegação:

Ao entrar no perfil anual ou mensal, você encontra os seguintes botões de navegação:

 

 Perfil das gestantes: apresenta os filtros UF de residência, Município de residência, mês e ano. No perfil anual, os dois últimos filtros serão exibidos por ano e gestante ativa no relatório.
 

 Dados Clínicos: apresenta os filtros UF solicitante, Município solicitante, Instituição solicitante, mês e Ano. No perfil anual, os dois últimos filtros serão apresentados por ano e gestante ativa no relatório. Exibe os valores de último exame de CV-HIV e LT-CD4+, no momento da inclusão da gestante detectável no relatório do SIMC.

 

Terapia antirretroviral: apresenta os filtros para UF dispensadora, Município dispensador, Unidade dispensadora, mês e Ano. No perfil anual, os dois últimos filtros serão apresentados por ano e gestante ativa no relatório. Exibe informações sobre uso de TARV, no momento da inclusão da gestante detectável no relatório do SIMC.

Monitoramento: este botão está somente no perfil anual do painel. Apresenta os filtros UF solicitante, Município solicitante, Instituição solicitante, e Ano. Exibe o quantitativo de gestantes que entraram e saíram do relatório, além do tempo de premência da gestante no SIMC.

Informações adicionais: apresenta informações sobre os dados do painel, critérios de entrada e saída das gestantes no relatório do SIMC, “funcionalidade gestante”.

Importante! Serão incluídas no relatório do SIMC, as gestantes vivendo com HIV sinalizadas como "gestante" nos formulários do Sistema de Controle de Exames Laboratoriais da Rede Nacional de Contagem de Linfócitos CD4+/CD8+ e CV-HIV (SISCEL) ou no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM) e com carga viral detectável nos últimos 300 dias. Caso contrário, não constarão nesses relatórios de monitoramento.

 

Para outros indicadores de HIV/aids e hepatites virais acesse aqui o Painel de Indicadores Epidemiológicos