Painel Autoteste

O painel de monitoramento da estratégia Autoteste foi elaborado com o intuito de divulgar informações sobre a distribuição de autotestes de HIV no âmbito estadual após sua disponibilização pelo Ministério da Saúde.

São apresentadas no painel as seguintes informações: total de registros de distribuição e número de autotestes distribuídos, número de municípios distribuindo autotestes, características dos indivíduos que retiraram autotestes (raça/cor, faixa etária, população chave) e testagem anterior para o HIV.

Os dados serão atualizados trimestralmente e podem ser filtrados* por: Brasil e Unidade Federada (UF).

*O filtro será aplicado em TODAS as páginas do painel!

Como explorar o painel:

Na página inicial, faça a seleção de filtro (Brasil ou UF) para definição dos dados a serem apresentados – lembrando que a seleção será aplicada a todas as páginas – e navegue pelo painel clicando nas setas localizadas na barra inferior.

Para melhor visualização do painel, clique no botão expandir. 

Se o acesso for realizado pelo celular, coloque o aparelho na horizontal.  

Glossário de termos utilizados no painel:

Distribuição individual: acontece quando há possibilidade de registro de distribuição na ficha de retirada de autotestes pelos indivíduos (anônima). Nesse caso, cada indivíduo poderá retirar até 06 autotestes (01 autoteste para utilização própria e até 05 autotestes para entrega a pares e parceiros). Esse tipo de distribuição pode ser realizada em unidades de saúde/ONG ou em locais de sociabilidade da população chave.

Distribuição PrEP: realizada na visita de indivíduos em PrEP ao serviço, quando poderão ser fornecidos até 05 autotestes para entrega a pares e parceiros. Nesse caso não há retirada para uso próprio, considerando que já há acompanhamento do status sorológico deste indivíduo no escopo da PrEP.

Distribuição SICLOM: realizada na visita de PVHIV para retirada de TARV, quando poderão ser fornecidos até 05 autotestes para entrega a pares e parceiros. Nesse caso não há retirada para uso próprio, considerando que já há diagnóstico do indivíduo que faz a retirada dos autotestes.

HIV: vírus da imunodeficiência humana

PrEP: Profilaxia Pré-Exposição

PVHIV: Pessoa Vivendo com HIV

TARV: Terapia antirretroviral