AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ministério da Saúde participa de audiência pública sobre tuberculose

Debate abordou compromissos do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública.

 
03.09.2021 - 14:38
04.11.2022 - 10:44

Ministério da Saúde participa de audiência pública sobre tuberculoseRepresentantes do Ministério da Saúde foram convidados para debater, em audiência pública promovida pela Câmara dos Deputados, estratégias da segunda fase de execução do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública - (2021 a 2025). O documento reafirma os compromissos globais de enfrentamento da doença e estabelece metas de redução da incidência e do número de mortes.

 

A audiência, realizada na terça-feira (31/8), foi requerida pela Frente Parlamentar pelo Fim da Tuberculose, por meio da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). 

 

O Plano Nacional, lançado em 2017, é dividido em três pilares: prevenção e cuidado integrados e centrados na pessoa com tuberculose, políticas arrojadas e sistemas de apoio, bem como intensificação da pesquisa e inovação. 

 

Durante a audiência, o diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (DCCI/SVS), Gerson Pereira, ressaltou as ações de enfrentamento realizadas pela Pasta. “Estamos trabalhando nesse Plano para alcançar taxas e índices recomendados pela Organização Mundial da Saúde. A pandemia mudou a configuração das doenças crônicas, mas conseguimos apresentar alternativas para mitigar os efeitos, e já começamos a verificar o resultado nos indicadores”, argumenta. 

 

Também presente ao encontro, a coordenadora-geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas (CGDR/DCCI), Fernanda Dockhorn, destacou a necessidade de estratégias inovadoras para intensificar a detecção precoce de casos e evitar o abandono do tratamento. A coordenadora-geral explicou que as metas do Plano são reduzir o coeficiente de incidência em 90% e o número de mortes pela doença em 95%, até 2035. “É preciso também destacar o papel dos parlamentares no apoio aos estados e municípios em nível local, na questão do monitoramento do Plano Nacional, na mobilização e engajamento político, além do apoio às ações desenvolvidas pela sociedade civil”, avalia. 

 

A versão preliminar do “Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como problema de saúde pública - Estratégias para 2021 a 2025” pode ser acessada em aqui .

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis