DISPENSAÇÃO

Ministério da Saúde implementa nova ferramenta para auxiliar monitoramento das dispensações de antirretrovirais

Nela, técnicos estaduais poderão visualizar o panorama geral das dispensações nos estados e nas UDM específicas
31.03.2022 - 14:55
04.11.2022 - 10:44

[node:title]Com o objetivo de possibilitar que coordenações e equipes de logística de HIV/aids nos estados monitorem as dispensações de antirretrovirais e busquem ampliar as dispensações para até 90 dias de tratamento para usuários clinicamente estáveis, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), disponibilizou um painel de monitoramento das dispensações pelo Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom) dos principais esquemas terapêuticos de antirretrovirais.

A nova funcionalidade está disponível por meio de acesso ao “Siclom Gerencial”. Nela, técnicos estaduais poderão visualizar o panorama geral das dispensações nos estados e nas Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) específicas. De acordo com o diretor do DCCI, Gerson Mendes Pereira, o recurso vai auxiliar estados a realizarem a gestão e a ampliação das dispensações. 

Desde 2018, o DCCI tem disponibilizado ferramentas no Siclom com o intuito de possibilitar a ampliação das dispensações de Terapia Antirretroviral (TARV) no Brasil. Um exemplo é a ferramenta “análise diária dos esquemas”, do Siclom operacional, que possibilita às (UDM) que optaram por fazer parte do Projeto denominado como “60/90”, cenários para a ampliação do número de dias na dispensação dos esquemas preferenciais de tratamento para pacientes adultos, gestantes, coinfecção HIV/TB e pacientes pediátricos em função da disponibilidade em estoque. 

Essa ferramenta está disponível para todas as UDM, mediante solicitação e habilitação pelas coordenações estaduais. Além disso, a funcionalidade foi recentemente aprimorada com o objetivo de permitir análise de outros esquemas, como os preferenciais de primeira linha pediatria e segunda linha adultos, além da coinfecção tuberculose/HIV. 

SOBRE O 60/90 – Trata-se de uma estratégia implementada pelo DCCI desde 2018, a qual tem como objetivo contribuir para a garantia do acesso das Pessoas Vivendo com HIV (PVHIV) ao tratamento antirretroviral e melhoria da organização e fluxo de trabalho das UDM através da ampliação das dispensações para 60 e 90 dias de tratamento. Fazem parte do projeto as UDM que possuem a ferramenta “análise diária dos esquemas” habilitada no Siclom operacional. O projeto encontra-se em vigência e, atualmente, de 1.242 UDM cadastradas no Sistema, 798 (64%) dispõem da funcionalidade. 

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

 
Típo da notícia: Notícias do DCCI