TRATAMENTO DA ILTB

DCCI realiza reunião para discutir início do uso de Rifapentina para tratamento da ILTB no Brasil

A Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) ocorre quando uma pessoa se encontra infectada sem manifestação da tuberculose ativa

14.07.2021 - 09:26
04.11.2022 - 10:44

O Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), por meio da Coordenação Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas (CGDR), realizou uma reunião virtual nesta terça-feira, 6, para discutir atualizações nas recomendações para o tratamento da Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB).

Participaram da reunião a coordenadora-geral da CGDR, Fernanda Dockhorn, e coordenadores dos programas estaduais e de capitais de tuberculose.

Durante o encontro, Fernanda Dockhorn falou sobre o cenário da tuberculose no Brasil e no mundo. Destacou a importância do tratamento ILTB e apresentou o novo esquema de tratamento da infecção latente. Essa nova técnica inclui o medicamento Rifapentina, associado à Isoniazida, conhecido como esquema 3HP. Ele é administrado semanalmente, por um período de três meses, finalizando o tratamento com a tomada de 12 doses dos medicamentos. A coordenadora apresentou, ainda, as indicações e contraindicações desse novo esquema e dos outros esquemas vigentes no país. O 3HP passa a ser distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir deste mês.

Durante a reunião também foram repassadas orientações sobre o uso correto do Sistema de Informação para notificação das pessoas em tratamento de ILTB (IL-TB) e foi ressaltada a importância de manter os dados atualizados para o monitoramento dos indicadores pela vigilância. Outro tema discutido no encontro foi o exame IGRA, um importante aliado ao diagnóstico da ILTB, disponível na rede de atendimento do SUS.

Também participaram da reunião, o coordenador-geral de Assistência Farmacêutica e Medicamentos Estratégicos, Sidney Roriz, que, juntamente com sua equipe técnica, apresentou a logística de distribuição de medicamentos destinados aos Programas Estaduais de Tuberculose após a incorporação do tratamento com Rifapentina + Isoniazida.

Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Típo da notícia: Notícias do DCCI