POPULAÇÃO TRANS

DCCI promove oficina para elaboração de Cartilha de Prevenção Combinada do HIV para Homens Trans

Às vésperas do Dia da Visibilidade Trans, publicação reforça compromisso do Departamento com agenda da população  

15.01.2018 - 14:45
04.11.2022 - 10:45

[node:title]A diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DCCI) do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, abriu na última sexta-feira (12/01) uma oficina para a confecção de uma Cartilha de Prevenção Combinada do HIV para Homens Trans. “Este é um passo muito importante na crescente atenção que este Departamento está oferecendo à população de homens trans”, disse a diretora aos representantes da Rede Trans e do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (Ibrat) que vieram de São Paulo (SP), Recife (PE), Belém (PA) e Goiânia (GO) para a oficina – acrescentando que a cartilha será “histórica”.

De fato, a oficina reitera os constantes esforços do Departamento por dar protagonismo às populações consideradas mais vulneráveis à epidemia de HIV/aids no Brasil – e por privilegiar a construção coletiva de publicações cruciais à resposta brasileira, com enfoque sempre singular e equitativo.

A cartilha – cujo lançamento está previsto para ocorrer em versão digital no próximo 26 de janeiro, em evento alusivo ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 do mês – oferecerá informações adequadas às especificidades dos homens trans, sempre no contexto de Prevenção Combinada que hoje norteia as ações do DCCI. Adele Benzaken lembrou que a publicação reitera o compromisso do Departamento para com essa população – e que o próprio Dia da Visibilidade Trans foi instituído por iniciativa do DCCI, de mãos dadas com a sociedade civil, em 2004. “Com esta cartilha, o Departamento abre caminhos para a maior visibilidade dos homens trans”, disse.

Na publicação, de forma adequada às especificidades da população, orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST) como – além do HIV – as hepatites virais, o HPV, a sífilis e a gonorreia. Além disso, como parte do leque de alternativas oferecido pela Prevenção Combinada, na cartilha os homens trans poderão encontrar mais informações sobre barreiras de proteção (preservativos femininos e masculinos e lubrificantes), Profilaxia pré-Exposição (PrEP), Profilaxia pós-Exposição (PEP) – e sobre terapia antirretroviral (TARV), testagem rápida e prevenção à transmissão vertical. A cartilha também oferecerá informações sobre cuidados pessoais, prazer versus gestão de risco e direitos da população trans.

Assessoria de Comunicação
Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis

Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Típo da notícia: Notícias do DCCI