CNBB e DCCI lançam campanha para o Dia Mundial de Luta contra a Aids
Iniciativa da Pastoral da Aids pretende incentivar diagnóstico precoce e tratamento de HIV/aids em mais de 11 mil paróquias de todo o país
Ao lado do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, a diretora do Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DCCI), Adele Benzaken, lançou nesta terça-feira, 29, a campanha “Nós Podemos Construir um Mundo sem Aids” – em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro). Uma parceria entre o CNBB – por meio de sua Pastoral da Aids – e o DCCI, a campanha pretende incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento do HIV/aids em mais de 11 mil paróquias e dioceses em todo o país. Também participaram da cerimônia de lançamento o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Loureiro Cavalcante; o representante da Pastoral da Aids Frei José Bernardi; e a primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg.
O estreitamento das relações entre o Ministério da Saúde e a Igreja Católica na elaboração de campanhas de grande capilaridade já celebra dois anos: em 2014, por exemplo, o padre Fábio de Melo estrelou a campanha “Cuide bem de você e de todos os que você ama; faça o teste de HIV”. “É um grande prazer ter novamente essa convivência com a Pastoral da Aids”, disse Adele Benzaken, ressaltando o trabalho que a Igreja Católica realiza em populações carentes dos quatro cantos do Brasil – oferecendo desde apoio psicológico e distribuição de cestas básicas até diagnóstico de HIV/aids e acompanhamento de pessoas que se descobrem soropositivas, por meio da Pastoral da Aids.
“O dia de hoje marca o reinício dessa aproximação”, celebrou a diretora. “Daqui a duas semanas já temos um encontro agendado – entre a Pastoral da Aids e a Pastoral Carcerária do CNBB e técnicos do DCCI – para construir um plano de trabalho junto a essas populações carentes”, explicou. Adele lembrou também que o grande objetivo da campanha – disseminar informações sobre HIV/aids, formas de prevenção e tratamento – está em sintonia com a atual ênfase da resposta brasileira à epidemia: testar e tratar, usando o tratamento como parte do leque de alternativas da chamada “prevenção combinada”. “E o tratamento é fundamental para que as pessoas vivam melhor”, reiterou a diretora.
A campanha lançada nesta terça-feira é protagonizada pela cantora Fafá de Belém, que participou da ação de forma voluntária. Todos os materiais da campanha – filme para televisão, três minidocumentários e depoimentos que falam de prevenção, tratamento, estigma e preconceito, além de peças gráficas – foram produzidos pelo Departamento das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais e serão divulgados em vídeo, rádio, internet e em celebrações da Igreja Católica.
Na quinta-feira, 1º de dezembro – Dia Mundial da Luta contra a Aids –, o Ministério da Saúde lançará a sua campanha de prevenção para HIV/aids de 2016 e o Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2016.
Assessoria de Comunicação
Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais
Conheça também a página do DCCI no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV