Sondagem de opinião sobre o conceito de “Múltiplos Parceiros” da ficha de notificação de casos de aids.

Edital/Chamamento: 
Estratégico

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Milda Jodelis

Instituição

Instituição: 
PN-DST/AIDS – SVS; MS.
Parcerias institucionais: 
.
Período de Vigência: 
abril/2001
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

A “múltipla parceria” é um dos campos do conjunto de informações sobre antecedentes epidemiológicos dos casos de aids que devem ser informados no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan). Outros estudos já indicaram que há grande variação no conceito de “múltipla parceria” adotado pelos profissionais responsáveis pela notificação dos casos de aids. Assim, com esta pesquisa, aplicada junto a profissionais da Vigilância Epidemiológica da aids de todo o País, buscava-se conhecer a definição por eles adotada para esse conceito com o objetivo de estabelecer uma normatização para o conceito. Os resultados obtidos reafirmaram a grande falta de convergência das opiniões.

Objetivos

Conhecer a opinião/definição adotada por profissionais da Vigilância epidemiológica da aids para o conceito de “múltiplos parceiros”, informação constante da Ficha de notificação de casos de aids – Sinan.

Materiais e Método

Questionário para auto-preenchimento aplicado junto a profissionais de serviços de vigilância Epidemiológica da aids de todo o País, participantes da Reunião Nacional de Vigilância Epidemiológica realizada em Brasília em abril de 2001. No questionário indagou-se sobre os valores atribuídos às variáveis: “número de parceiros” e “tempo”. A amostra foi de 65 profissionais (entre 100 participantes do evento).

Resultados - Parciais ou Finais

Há grande dispersão nos conceitos de múltipla parceria, especialmente em termos do período de tempo que a caracterizaria. Os prazos variaram de “1 dia” até “15 anos”, com concentrações em “1 ano” (33%), “período de 1 a 6 meses” (29%) e “10 anos” (22%). Em relação ao número de parceiros, as respostas variaram entre 2 e 10 parceiros, com maiores concentrações em “mais de um parceiro” (26%) – na verdade uma categoria que engloba todas as demais – e “2 parceiros” (21%).
Palavras-Chave: 
Vigilância epidemiológica da aids. Ficha de notificação de casos de aids. Sinan. Múltipla parceria. Antecedentes epidemiológicos de casos de aids.

Divulgação e/ou Publicações

Apresentação dos resultados na Reunião Nacional de Vigilância Epidemiológica – Brasília, abril de 2001.