Biblioteca

Curso: Hanseníase na Atenção Primária à Saúde

O Ministério da Saúde acaba de lançar o programa de formação modular “Hanseníase na Atenção Primária à Saúde”. Produzido pela Escola de Governo Fiocruz Brasília, por meio da Secretaria Executiva da UNA-SUS com o apoio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), a qualificação conta com três cursos que podem ser feitos de forma independente.

Criado para qualificar profissionais de saúde, o programa de formação modular é composto por três cursos que abordam os seguintes temas: o diagnóstico, o tratamento da doença e as reações hansênicas; a inclusão social por meio do enfrentamento ao estigma da discriminação no processo de trabalho; e a gestão do programa de hanseníase do Ministério da Saúde.

Veja abaixo as informações sobre os três módulos:

O cuidado integral em hanseníase

Esta oferta educacional trata desde o diagnóstico, com destaque ao tratamento oportuno da doença, até a prevenção e o tratamento das incapacidades físicas.​

Inclusão social por meio do enfrentamento ao estigma e da discriminação

A oferta incentiva o pensamento crítico-reflexivo sobre o processo de cuidado em hanseníase, tendo em mente o enfrentamento do estigma e da discriminação nos cenários de práticas da Atenção Primária à Saúde, para promover a construção da autonomia das pessoas afetadas pela doença.

O programa de hanseníase nas políticas públicas de saúde no Brasil

Este curso traz informações sobre a gestão do programa de hanseníase do Ministério da Saúde, considerando os marcos legais, o contexto epidemiológico e as medidas para o controle da doença no Brasil.