Análise da evolução natural de 630 casos de hepatite B aguda em Ambulatório de Referência de Hepatites Virais no Rio de Janeiro, de 1997 a 2016.

Edital/Chamamento: 
Termo de Execução Descentralizada 04/2015
Número do Projeto: 
TED 04/2015

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Lia Laura Lewis-Ximenez de Souza Rodrigues

Instituição

Instituição: 
Ambulatório de Hepatites Virais/Laboratório de Hepatites Virais, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels/Secretaria Estadual de Saúde, Rio de Janeiro/RJ
Parcerias institucionais: 
Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels/Secretaria Estadual de Saúde, Rio de Janeiro/RJ
Período de Vigência: 
2016-2017
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Cerca de dois bilhões de indivíduos tiveram contato com o vírus da Hepatite B (HBV), sendo 240 milhões com a forma crônica no mundo. No Brasil, estimam-se 17 mil novos casos de HBV por ano, o que ainda a mantém como um importante agravo de saúde pública.

Resultados - Parciais ou Finais

Incluídos 630 pacientes com HBV aguda, sendo 64% do sexo masculino (n=404) e 36% do sexo feminino (n=226). Na análise da faixa etária, 2% tinham idade desconhecida (n=18), 5,3% estavam na faixa de 0 a 19 anos (n=33), 54% de 20 a 39 anos (n=342), 32% de 40 a 59 anos (n=201) e 5,7% com idade maior ou igual a 60 anos (n=36). Quanto às comorbidades, 10 pacientes estavam em hemodiálise, 15 coinfectados com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), 13 com Hepatite C e dois com Hepatite A (HAV). Vinte e seis pacientes evoluíram com forma grave ou fulminante (4,1%), sendo encaminhados para Unidade hospitalar terciária. Trezentos e dez pacientes perderam o seguimento antes de seis meses. Dos demais 320 pacientes, 49 tiveram resolução espontânea sem imunidade (15%), com negativação do HbsAg sem produção do antiHbs. Cento e noventa e quatro pacientes apresentaram resolução espontânea com imunidade (60%), sendo 19 com produção do antiHbs após seis meses. Dezoito pacientes tiveram resolução com imunidade desconhecida. Apenas 21 pacientes cronificaram (6,5%), sendo 13 destes na forma oculta. Vinte e seis pacientes eram portadores de HBV crônica (8%), em que houve persistência do anti-Hbc IgM por mais de seis meses ou com flare. Doze pacientes tinham anti-Hbc IgM isolado, sem carga viral, sugerindo falso positivo ou reação cruzada com outras infecções (4%), como HAV aguda em dois casos. Dentre os HBV agudos verdadeiros (n=282), 92,5% evoluíram com resolução espontânea, enquanto 7,5% cronificaram.
Conclusões: 
Apesar da implementação da vacina no calendário do SUS desde 1998, o HBV permanece com incidência significativa. Observamos aumento de casos na faixa etária de mais de 40 anos, com redução na faixa de até 19 anos. Quanto ao desfecho, a taxa de cronificação foi similar à literatura, havendo resolução espontânea em mais de 90%. Dos pacientes que cronificaram, a maioria evoluiu com a forma oculta (62%), ressaltando a importância do acompanhamento da carga viral nesses pacientes.
Palavras-Chave: 
Hepatite B aguda. Perfil epidemiológico. História natural.

Divulgação e/ou Publicações

BALASSIANO, Natalia; MOURA, F. M.; FERREIRA, Fernanda Couto; PALMA, Louise Deluiz Verdolin di; SOUZA, Caroline Baldin de; SANTOS, Mariana Leal de Oliveira; POTTES, Barbara Costa Rodrigues; CARIUS, Luciana Pereira; PEREIRA, Gustavo Henrique Santos; PINTO, Laura Cristina Machado; LAMPE, Elisabeth; LEWIS-XIMENEZ, Lia Laura. Análise da evolução natural de 630 casos de hepatite B aguda em Ambulatório de Referência de Hepatites Virais no Rio de Janeiro, de 1997 a 2016, 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso). BALASSIANO, Natalia; MOURA, F. M.; FERREIRA, Fernanda Couto; PALMA, Louise Deluiz Verdolin di; SOUZA, Caroline Baldin de; SANTOS, Mariana Leal de Oliveira; POTTES, Barbara Costa Rodrigues; CARIUS, Luciana Pereira; PEREIRA, Gustavo Henrique Santos; PINTO, Laura Cristina Machado; LAMPE, Elisabeth; LEWIS-XIMENEZ, Lia Laura. Análise da evolução natural de 630 casos de hepatite B aguda em Ambulatório de Referência de Hepatites Virais no Rio de Janeiro, de 1997 a 2016. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE HEPATOLOGIA. SBH 2017, 2017, Recife. Arquivos de Gastrenterologia. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Hepatologia. Brasil: Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisa em Gastrenterologia e Outras Especialidades. IBEPEGE, 2017. v. 4. p. 454-454. (Publicação de Trabalho/ Anais)

Aplicabilidade para o SUS

Assistência médica e monitoramento dos casos incidentes de hepatite B no Rio de Janeiro.