Programa Sentinela para Vigilância Epidemiológica da infecção pelo HIV-2 no Brasil.

Edital/Chamamento: 
Projetos Estratégicos
Número do Projeto: 
TC 288/2013

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Orlando da Costa Ferreira Junior

Instituição

Instituição: 
Laboratório de Virologia Molecular; Departamento de Genética; Instituto de Biologia; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Parcerias institucionais: 
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Período de Vigência: 
2013-atual
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

A epidemiologia do HIV-2 no Brasil é pouco conhecida. O crescente intercâmbio cultural e econômico com países africanos de Língua Portuguesa aumentou o fluxo de indivíduos entre a África e o Brasil. Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique possuem epidemias de HIV-2 estabelecidas a longo tempo e, portanto, podem ter veiculado a entrada do HIV-2 em nosso País. O conhecimento da prevalência e distribuição do HIV-2 no Brasil certamente contribuirá para a política de controle da infecção pelo HIV. A circulação do HIV-2 impacta em duas áreas: i) diagnóstico e monitoramento da infecção pelo HIV, uma vez que os testes comercialmente disponíveis não são específicos para o diagnóstico e monitoramento (carga viral) desta infecção e; ii) no tratamento da infecção pelo HIV-2. As diferenças nos genes da transcriptase reversa (TR) e da protease (PR) entre o HIV-1 e HIV-2 resultam em diferentes susceptibilidades aos inibidores não nucleosídicos da TR e da PR. Portanto, o diagnóstico preciso e a escolha do regime terapêutico apropriado podem evitar o surgimento de estirpes de HIV-2 resistentes.

Objetivos

1) realizar o diagnóstico de casos suspeitos de infecção pelo HIV-2 no território nacional; 2) desenvolver um teste molecular para quantificação da carga viral e sequenciamento de amostras de indivíduos infectados pelo do HIV-2. Secundariamente, pretende-se contribuir com dados sobre os subtipos de HIV-2 circulantes no Brasil, além de informações demográficas e epidemiológicas sobre os indivíduos infectados a fim de subsidiar intervenções e políticas de saúde pública.

Materiais e Método

As amostras são encaminhadas diretamente pelos sítios ao LVM, sob a coordenação do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais. No LVM, são realizados diferentes testes sorológicos e moleculares para HIV-1 e HIV-2. As amostras positivas para HIV-2 são submetidas a sequenciamento para identificação do subtipo viral e resistência aos ARV. Essas amostras servem de base para o desenvolvimento de um teste molecular para quantificação da carga viral do HIV-2 baseado em tecnologia de PCR em tempo real.

Resultados - Parciais ou Finais

Desde o início do projeto, em 2013, foram diagnosticados oito casos de infecção pelo HIV-2. Quatro indivíduos eram oriundos de Guiné-Bissau, um de Cabo Verde e três do Brasil; em todos esses casos tinham ligação epidemiológica com Guiné-Bissau. Quanto ao local de residência temos: Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Maringá, Cascavel e Itu, todos com um caso, além de Campinas, com dois casos encontrados. O HIV-2 subtipo A foi encontrado em todos os casos. A metodologia de sequenciamento foi desenvolvida, mas como também acontece com o HIV-1, é dependente do nível de carga viral do paciente. O desenvolvimento de um teste de carga viral está sendo executado, em paralelo às avaliações de novos testes comercias que surgiram no mercado.
Conclusões: 
A partir dos casos identificados, a ligação com a África é clara, porém não mais direta, como ilustra os casos de brasileiros, embora ainda que relacionados a contatos com indivíduos africanos. Em consequência, e necessário manter um sistema de vigilância continuada que permita identificar prontamente novos casos de HIV-2 no País.
Palavras-Chave: 
HIV 2. Diagnóstico de HIV 2. Testes confirmatórios HIV. Subtipo HIV 2.

Divulgação e/ou Publicações

SOUZA, Isabelle Vasconcellos de; COSTA, Deise Andrade; RIBEIRO, Liane de Jesus; LEITE, Luiz Arthur Calheiros; RIBEIRO, Luis Claudio Pereira; SION, Fernando Samuel; FERRY, Fernando Raphael de Almeida; TANURI, Amilcar; FERREIRA JUNIOR, Orlando Costa. Análise comparativa entre metodologias de sorodiagnóstico confirmatórias para HIV-2 em amostras de pacientes atendidos no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle entre os anos de 2000 até 2015. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE INFECTOLOGIA 2017, Rio de Janeiro, setembro de 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

SOUZA, Isabelle Vasconcellos de. Análise comparativa entre metodologias de sorodiagnóstico confirmatórias para HIV-2 em amostras de pacientes atendidos no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle entre os anos de 2000 até 2015. 2017. Dissertação (Mestrado em Infecção HIV/AIDS e Hepatites Virais na Área de Doenças Infecciosas e Parasitárias) – Programa de Pós-Graduação em Infecção HIV/AIDS e Hepatites Virais, mestrado profissional (PPGHIV/HV) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. 2017.Orientação do Professor Orlando Costa Ferreira Junior.

Aplicabilidade para o SUS

Este projeto pretende contribuir com o conhecimento da epidemiologia do HIV-2 no Brasil. Esta iniciativa pode subsidiar ações e intervenções do Ministério da Saúde nas áreas de diagnóstico, vigilância e tratamento de pessoas vivendo com HIV-2/AIDS, além de expandir os serviços e o acesso ao sistema público de saúde de indivíduos portadores deste agravo.