Uso da análise de redes sociais para o estudo de fatores associados à aquisição do HIV entre homens que fazem sexo com homens.

Edital/Chamamento: 
Edital Modalidade Pesquisas nº 01/2013
Número do Projeto: 
CA 132/2013

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
André Reynaldo Santos Périssé

Instituição

Instituição: 
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Fundação Oswaldo Cruz.
Endereço: 
Rua Leopoldo Bulhões, 1480, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Parcerias institucionais: 
Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Fiocruz); Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro; Grupo Arco-Íris e Grupos Pela Vida.
Período de Vigência: 
2014-2015
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Homens que têm sexo com homens (HSH) respondem por mais de 32% do acumulado de casos notificados de Aids, de 1980 a 2010, entre os homens com mais de 13 anos de idade. Para que medidas preventivas específicas sejam utilizadas, é preciso conhecer bem as variáveis associadas ao risco de soroconversão neste grupo populacional. Variáveis como internalização homonegativa, revelação sorológica para parceiros e adaptação sorológica têm sido associadas à soroconversão, mas nunca foram estudadas em nosso meio. Além disso, estudos envolvendo as redes sociais de HSH são raros entre nós.

Objetivos

Conhecer os fatores associados à aquisição do HIV entre um grupo de homens que fazem sexo com homens.

Materiais e Método

Estudo transversal, em que pessoas que se identificam como HSH foram entrevistadas sobre variáveis individuais; elucidaram parceiros sexuais e de afinidade; responderam a perguntas específicas sobre estes parceiros e sobre as possíveis interações entre todos os membros da rede pessoal. Posteriormente, as pessoas entrevistadas ofereceram a participação no estudo para os parceiros elucidados. Somente os indivíduos que responderam ao questionário no local da pesquisa foram testados para o HIV.

Resultados - Parciais ou Finais

Foram incluídos no estudo 341 voluntários. A maioria deles era mestiço, solteiro, de idade média de 30,6 anos, e com nível de instrução superior. A prevalência do HIV foi de 13,9%. Dois modelos de regressão logística foram elaborados, um de sexo anal receptivo e outro de sexo anal insertivo. Ambos os modelos mostraram uma associação com o HIV entre aqueles voluntários que relatavam parceiro sexual positivo para o HIV (Odds Ratio≈2.5) e ente aqueles com uma alta autopercepção de adquirir HIV (Modelo 1: Odds Ratio≈7/Modelo 2: Odds Ratio≈10). O baixo uso de preservativos na relação sexual anal receptiva com parceiros ocasionais teve associação direta com a soropositividade ao HIV. Os 341 voluntários descreveram 625 parceiros sexuais. A análise de rede de parceiros mostrou miscigenação por idade (66,3%), nível socioeconômico (76,9%) e estado civil (37,6%) para todos, sem diferença, segundo resultado do teste HIV. A análise multivariada mostrou que ter em sua rede de parceiros sexuais pelo menos uma relação com o compartilhamento de drogas está associada a ser HIV reagente (OR = 4.24 - 95%CI = [1.1419 -15.723] p = 0.03).
Conclusões: 
O estudo identificou uma alta prevalência de HIV entre um grupo de homens que fazem sexo e fatores de risco individuais semelhantes entre aqueles HIV reagente ou não reagente. Nesse contexto, as informações de rede de parceiros são de especial interesse para compreensão da dinâmica de transmissão do HIV.
Palavras-Chave: 
HIV. Aids. Homens que têm sexo com homens. Estudo de redes sociais. Rede egocêntrica.

Divulgação e/ou Publicações

TORRES, R. M. C.; CRUZ, M. M. D.; PÉRISSÉ, A. R. S.; PIRES, D. R. F. High HIV infection prevalence in a group of men who have sex with men. Braz J Infect Dis, 2017 Jul 8, pii: S1413-8670(17)30091-0. doi: 10.1016.

PÉRISSÉ, André Reynaldo Santos et al. Perfil de comportamento sexual entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e a soroconversão para o HIV. In: X CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DST E VI CONGRESSO BRASILEIRO DE AIDS, São Paulo, maio de 2015. (Apresentação de trabalho/Congresso).

PÉRISSÉ, André Reynaldo Santos et al. Caracterização dos parceiros sexuais e infecção pelo HIV em HSH no Rio de Janeiro/Brasil. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, Florianópolis, outubro de 2017. (Apresentação de trabalho/Congresso).

PÉRISSÉ, André Reynaldo Santos et al. Análise de rede de parceiros sexuais de uma população HSH e infecção pelo HIV/Aids no Rio de Janeiro. In: X CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, Florianópolis, outubro de 2017. (Apresentação de trabalho/Congresso).

ROBINEAU, Olivier - Doutorado. Título do trabalho (tema de estudo): L’intérêt des réseaux sociaux dans la prise en charge, la transmission et la prévention des maladies infectieuses (Interesse nas redes sociais e aplicação da aquisição, transmissão e prevenção de doenças infecciosas) – Doctorant en épidémiologie de l’université Pierre et Marie Curie (Institut Pierre Louis d’Epidémiologie et de Santé Publique).

TORRES, Raquel Maria Cardoso. Doutorado em andamento em Saúde Pública (Conceito CAPES 4). Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Título: Avaliação de efetividade da intervenção? quero fazer? para a redução dos comportamentos de risco entre HSH e da soroconversão para o HIV/Aids no município do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Orientador: Marly Marques da Cruz. Coorientador: André Reynaldo Santos Périssé.

Aplicabilidade para o SUS

Adaptação de medidas preventivas contra o HIV, levando-se em conta os dados de rede egocêntrica. Com isso, medidas que visem identificar pessoas com maior chance de adquirir e transmitir o HIV poderão ser implementadas, como a testagem de indivíduos centrais em unidade de testagem e aconselhamento ou unidades móveis.