Avaliação e correlação das doenças parasitárias e infectocontagiosas com Aids/DST em uma população de moradores e/ou situação de rua de Goiânia/Goiás.

Edital/Chamamento: 
Concorrência Sítio de Vacinas
Número do Projeto: 
917/2003

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
José Clecildo Barreto Bezerra

Instituição

Instituição: 
Universidade Federal de Goiás; Instituto de Patologia Tropical e Saúde Publica - Setor de Parasitologia.
Parcerias institucionais: 
Casa Ser Cidadão, Fundação de Desenvolvimento Comunitário de Goiânia – Fumdec, e Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
Período de Vigência: 
2004 - 2005
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

A pandemia de HIV tem características próprias, principalmente relacionadas ao comportamento sociocultural das populações atingidas. Faltam dados sobre a prevalência de HIV/DST e de doenças infectocontagiosas em populações específicas, demonstrando-se a relevância de estudos para a avaliação de prevalência e correlação com as doenças infectocontagiosas e parasitárias em uma população de moradores e/ou em situação de rua em Goiânia-GO. Além do conhecimento da interface dessa população especial em relação às doenças parasitárias e infecciosas, busca-se disponibilizar o acesso à informação e aos serviços em saúde. Essa população, além dos problemas sociais, apresenta o fator de não acesso aos exames de saúde no sentido da não apropriação ou conhecimento do SUS. O projeto poderá fornecer parâmetros para as Políticas Públicas de Saúde.

Objetivos

Estimar a prevalência do HIV/DST em grupo de indivíduos moradores de rua e/ou em situação de rua com as principais doenças infectocontagiosas e parasitoses oportunistas; Caracterizar práticas de risco para infecção HIV/DST em relação à triagem sociocomportamental do grupo, estimando-se o risco da população-alvo descrita; Fornecer parâmetros para as políticas públicas de saúde, buscando a inclusão social da população-alvo em programas de assistência.

Materiais e Método

A triagem dos participantes está sendo realizada pelas assistentes social da Fumdec/Prefeitura Municipal de Goiânia, após abordagem realizada na rua e/ou no atendimento espontâneo dos indivíduos que procuram a Casa Ser Cidadão. A entrevista é realizada com enfoque nos dados sociocomportamentais. Após o esclarecimento dos objetivos do projeto, os indivíduos são direcionados ao IPTSP/UFG para a coleta do material biológico. São coletados, de todos os indivíduos, amostras de sangue, fezes, escarro e secreção urogenital, para análise. As secreções do trato genitourinário e o escarro são coletados com suab estéril e/ou em frascos apropriados para a realização da pesquisa de Trichomoníase e do bacilo da tuberculose através de: Baciloscopia – coloração especial para identificação de Bacilos Álcool Ácido Resistente - BAAR; coloração especial em esfregaços fixados corados pelos corantes de Leishman e/ou Giensa, para a identificação do Trichomonas vaginalis; para o levantamento de prevalência dos parasitos entéricos oportunistas (Cryptosporidium sp; Isospora sp; Cyclspora sp; Microsporídeos) são coletadas três amostras de fezes pelos métodos de Hoffman, Baermann e Faust; e colorações pelo método de Kinyoun e pelo método de Ziehl Neelsen modificados.

Resultados - Parciais ou Finais

Dados de 2004 registram o total de 554 adultos moradores de rua abordados, 174 encaminhados ao IPTSP/Projeto. Os encaminhamentos realizados pela Fumdec eram os mais diversos, tais como: para empregos, confecção de documentos, recuperação de drogados, abrigos, denúncias à justiça, etc. As pessoas encaminhadas compunham o perfil característico da proposta do projeto, isto é, eram moradores de rua ou em situação de rua; Conseguiu-se junto à Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia a destinação de um posto de saúde, determinado a triagem e a continuação de acompanhamento/tratamento quando necessários; Houve algumas reportagens (televisão e jornais) sobre a relevância do projeto, apoiado pelo Ministério da Saúde/Unesco; O projeto com essa população especial vem apoiando outras iniciativas, procurando estimular o combate à pobreza e à exclusão social, acreditando-se que a atuação e a qualificação diferenciada da equipe proponente contribuirá para a análise das diferentes situações e na dinamização dos processos de participação ou inclusão seja social, seja ao sistema de saúde pública.
Palavras-Chave: 
AIDS. DST. Diagnóstico laboratorial. Doenças infecto­contagiosas. Moradores de rua. Parasitoses oportunistas.