Vigilância do polimorfismo do HIV-1 em Salvador e avaliação da prevalência em população de anônimos não-vinculados.

Edital/Chamamento: 
Pesquisas Científicas - Set/2001
Número do Projeto: 
759/2001

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Bernardo Galvão Castro Filho

Instituição

Instituição: 
Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, Laboratório Avançado de Saúde Pública (Fiocruz/CPQGM/Lasp).
Parcerias institucionais: 
Laboratório de Aids e Imunologia Molecular, Departamento de Imunologia/Fiocruz-RJ (Mariza G. Morgado); Laboratório de Imunologia Clínica, Departamento de Imunologia/Fiocruz-RJ (Dumith Chequer BouHabib); e, Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia/UFBA (Inês Dourado).
Período de Vigência: 
2002 - 2003
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Este estudo tem como objetivo estabelecer um sistema de vigilância sentinela do polimorfismo do HIV a fim de permitir o monitoramento contínuo do HIV-1 quanto à dinâmica da evolução genotípica, bem como em relação às propriedades biológicas e antigênicas dos vírus circulantes na cidade de Salvador. Isto possibilitará estudar isolados de subtipos não B, através do isolamento viral, caracterização do seu fenótipo e uso de correceptores, bem como realizar a caracterização genotípica detalhada.

Objetivos

Estabelecer um sistema de vigilância sentinela do polimorfismo do HIV a fim de permitir o monitoramento contínuo do HIV-1 quanto à dinâmica da evolução genotípica, bem como em relação às propriedades biológicas e antigênicas dos vírus circulantes na cidade de Salvador; Estimar a soroprevalência do HIV em uma ampla e representativa amostra da população geral de Salvador; investigar fatores de risco para infecção pelo HIV-1 nos pacientes atendidos no Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia; Determinar a prevalência dos subtipos de HIV-1 dos pacientes atendidos no Hospital Universitário Professor Edgard Santos; Montar coleções de material dos diferentes subtipos a partir da obtenção de plasma, soro, células, DNA e vírus, priorizando os vírus de subtipo não B e recombinantes.

Materiais e Método

Foram coletadas 800 amostras de pacientes soropositivos originárias do Hospital Universitário Edgard Santos da Cidade de Salvador-BA no período entre 2000 e 2002. Para determinação dos subtipos do HIV-1 foram analisadas, através do ensaio da mobilidade do heteroduplex (HMA env e gag). Esta metodologia permite verificar a presença de possíveis recombinantes, melhorando a fidedignidade do perfil epidemiológico dessa amostragem. As amostras recombinantes terão o seu genoma viral seqüenciado. Foi elaborado um instrumento para coleta de dados dos prontuários médicos dos pacientes atendidos no Hospital Universitário Professor Edgard Santos. Estes dados foram inseridos em banco de dados do epiinfo por estudantes da área de saúde previamente treinados. Para avaliar a soroprevalência na população geral de Salvador foi realizado um estudo de corte transversal de 3.437 amostras de residentes nesta cidade no período entre 1998 e 2000, onde foi feita a triagem sorológica para anticorpos anti HIV-1 através de ELISA, e o ensaio de imunofluorescência indireta foi utilizado como teste confirmatório. O perfil dos subtipos virais foi determinado por HMA e análise filogenética.

Resultados - Parciais ou Finais

O estudo de soroprevalência do HIV-1 na população geral de Salvador mostrou uma taxa de 0,55% (19/3446), em que, 0,8% pertenciam ao sexo masculino e 0,36% ao sexo feminino. A maior soroprevalência foi encontrada no grupo com idade entre 31 e 45 anos (1%). Em relação à renda familiar, foi observado que a faixa de dois salários mínimos foi aquela onde detectamos a maior soroprevalência (0,78%), quando comparada àquela em que a renda era maior do que dois salários mínimos (0,33%). Por meio de análise filogenética, foram identificadas 12 amostras: 10 como subtipo B e 2 com o subtipos discordantes nas regiões analisadas: Benv/Fgag/Fpol e Fenv/Bgag. Das amostras provenientes do Hospital Professor Edgard Santos foram analisadas 229 amostras através do HMAgag e 213 amostras através do HMAenv, das quais, 174 tiveram a subtipagem realizada para ambos os genes. Os resultados mostraram que o subtipo mais prevalente, quando avaliados os dois genes env e gag, foi o subtipo B, detectado em 141 amostras (81%). Foram encontradas 31 amostras com subtipos discordantes para os genes env e gag, sendo 24 (13,7%) Benv/Fgag, 6 (3,4%) Fenv/Bgag, 1(0,5%) Benv/Dgag, e uma amostra do subtipo F nos dois genes (0,5%).
Palavras-Chave: 
HIV-1. Caracterização genotípica do HIV-1. Soroprevalência do HIV-1.

Divulgação e/ou Publicações

GALVÃO-CASTRO, B. HIV-1 in the general population of Salvador, Brazil: A city whith african ethnic and socio-demographic characteristics. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA EM HIV/AIDS, 5., 2003, Rio de Janeiro.