Avaliação da resposta imunológica em pacientes infectados pelo HIV-1, identificados pela técnica sorológica de ensaio imunoenzimático com estratégia de testagem dupla.

Edital/Chamamento: 
Pesquisas Científicas - Set/2001
Número do Projeto: 
699/2001

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Esper Georges Kallás

Instituição

Instituição: 
Universidade Federal Paulista, Escola Paulista de Medicina, Instituto Paulista de Doenças Infecciosas e Parasitárias.
Parcerias institucionais: 
.
Período de Vigência: 
2002 - 2003
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Este projeto tem como objetivo, por meio da técnica de testagem sorológica dupla (detuned), identificar pacientes recentemente infectados pelo HIV-1, comparando os resultados com técnica de avaliação de avidez de anticorpos anti-HIV, criar repositório de amostras de soro, plasma e células mononucleares de sangue periférico, caracterizar o tipo de vírus desses pacientes e avaliar a resposta imunológica celular no momento da identificação dos casos e durante seis meses.

Objetivos

Constituir repositório de amostras de soro, plasma e células mononucleares de sangue periférico obtidas de pacientes identificados com infecção recente pelo HIV-1; Caracterizar a cepa viral causadora da infecção nesses pacientes; Desenvolver protocolo de determinação de avidez de anticorpos a antígenos do HIV-1 como método alternativo para identificar infecção recente pelo vírus; Avaliar a resposta imunológica do tipo celular através das técnicas de imunofenotipagem de linfócitos, ELISPOT e ensaio de detecção de IFNy intracelular através da citometria de fluxo no momento de identificação da infecção recente e durante seis meses.

Materiais e Método

Serão identificados pacientes com diagnóstico de infecção recente pelo HIV-1, definidos pelos critérios de inclusão descritos a seguir: idade igual ou superior a 18 anos completos; leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes do preenchimento do formulário de informação demográfica de triagem e coleta de sangue; teste de detecção de anticorpos anti-HIV pela técnica de Western Blot com resultado postivo; teste com ensaio imunoenzimático para detecção de anticorpos anti-HIV com resultado positivo, porém com resultado negativo após método sorológico de testagem dupla (detuned); hematócrito de 28% ou mais, obtido antes da coleta de sangue da visita 1. Os pacientes inscritos nesse protocolo de pesquisa serão submetidos a acompanhamento clínico e laboratorial. O acompanhamento clínico seguirá ficha clínica padrão, contendo os cuidados usuais aos pacientes infectados pelo HIV tratados pela DIPA EPM/Unifesp. O acompanhamento laboratorial envolverá tanto as coletas de rotina como as amostras para realização dos testes descritos. Os dados de evolução clínica e resultados laboratoriais serão compilados em ficha de registro de casos apropriada. Os dados obtidos com os ensaios de laboratórios serão compilados em programa construído em ambiente “Windows” para posterior transferência ao programa Statistica (StaSoft). Serão consideradas diferenças intragrupo, em relação a amostras obtidas em momentos diferentes, aquelas que apresentarem p abaixo de 0,05, com o teste não paramétrico de amostras pareadas de Wilcoxon. Diferenças intergrupo serão calculadas com o teste não-paramétrico de Kruskal Wallis, com p crítico de 0,05.
Palavras-Chave: 
Pacientes infectados pelo HIV.