Educação, saúde, genêro e mídia: um estudo sobre HIV/aids/DSTs com agentes comunitários de saúde do Programa de Saúde da Família em Porto Alegre-RS.

Edital/Chamamento: 
Pesquisas Científicas - Abr/2002
Número do Projeto: 
697/2002

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Dagmar Elisabeth Estermann Meyer

Instituição

Instituição: 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Parcerias institucionais: 
.
Período de Vigência: 
2002 - 2003
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Analisou-se o entendimento de agentes comunitárias/os de saúde sobre um conjunto de 5 anúncios televisivos de campanhas de prevenção ao HIV/aids, veiculados no Período entre 1994 e 2000, que tratavam de temáticas relacionadas às mulheres – empowerment feminino e negociação do sexo seguro. A discussão feita possibilitou o confronto das realidades narradas pelos anúncios e participantes: para eles(as), os anúncios deveriam mostrar uma realidade mais próxima da delas(es) e de suas comunidades, em termos de linguagem, personagens, cenários e mensagens. A investigação apontou aspectos relativos à dimensão político-cultural dessa estratégia de apresentação de campanhas de saúde e, ao mesmo tempo, buscou promover o desenvolvimento da capacidade crítica dos(as) participantes, para que possam valer-se desses elementos em seu trabalho cotidiano nas comunidades.

Objetivos

Produzir subsídios para a problematização do formato das campanhas televisivas no contexto das políticas públicas de controle da epidemia do HIV/aids e, ao mesmo tempo, tratá­las como um “instrumento pedagógico” que pode ser usado, em níveis mais locais, junto aos agentes comunitários de saúde que trabalham com mulheres em situação de pobreza na periferia da cidade de Porto Alegre; Promover o desenvolvimento da capacidade crítica dos agentes comunitários de saúde em relação às campanhas televisivas de prevenção de DST/aids, no sentido de considerar os limites e as possibilidades do uso educativo desse material no seu trabalho.

Materiais e Método

Dentre os anúncios veiculados entre 1994 e 2000, selecionamos 3 endereçados às mulheres e 2 aos homens, os quais foram discutidos em 2 grupos focais, com 12 ACS cada um (22 mulheres e 2 homens), ao longo de 6 semanas, totalizando12 reuniões, no período de julho e agosto de 2002. Essas foram gravadas, transcritas, codificadas e processadas para análise, com utilização do software N-vivo. A participação das(os) ACS na pesquisa se deu em função do interesse individual de cada um(a), sendo posteriormente referendada pela equipe da qual faziam parte e oficializada com a assinatura de um termo de consentimento informado. A análise das informações tomou como referência os Estudos Feministas e Culturais que vêm exercitando uma articulação crítica com a perspectiva pósestruturalista de Michel Foucault. Operando metodologicamente com a abordagem da análise cultural descrevemos e discutimos representações que nos permitiram delimitar a análise em torno de duas grandes unidades temáticas, quais sejam: os anúncios televisivos e sua ressonância entre as(os) ACS e representações de gênero que atravessam programas e ações de prevenção ao HIV/aids e suas conexões com o processo de negociação do sexo seguro.

Resultados - Parciais ou Finais

A pesquisa realizada incorpora características de um “estudo conceitual” e de uma “pesquisa estratégica e orientada para políticas”. Conceitual, porque foi inscrita em um referencial teórico-metodológico não muito utilizado nas investigações sobre o HIV/aids, no Brasil; estratégica e orientada para políticas públicas de prevenção ao HIV/aids, porque procurou analisar aspectos/dimensões dos anúncios televisivos que podem estar interferindo nos modos pelos quais as pessoas os lêem e interpretam. Nesse sentido, as análises que realizamos apontaram diferentes temas/problemas que precisariam ser considerados quando se investe na elaboração desses anúncios televisivos. Em seu conjunto, as problematizações que empreendemos nos permitiram argumentar que as representações de gênero que emergiram das “falas” das(os) ACS são produzidas e/ou atualizadas, dentre outras instâncias, tanto pelo conhecimento que fundamenta a concepção e implementação de campanhas de prevenção quanto pelas ações educativo assistenciais delas decorrentes. Dessa forma, tais campanhas podem estar reiterando algumas das relações, comportamentos e práticas de gênero e sexuais que pre-tendem transformar ou romper.
Palavras-Chave: 
Educação. Saúde. Gênero. Mídia. Prevenção de HIV/aids. Grupos focais. Estudos culturais e feministas.

Divulgação e/ou Publicações

MEYER, D.E.E.; SANTOS, L.H.S.; OLIVEIRA, D.L. “Mulher sem vergonha” e “traidor responsável”: problematizando representações de gênero em anúncios televisivos oficiais de prevenção ao HIV/aids. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v.12, n.2, p.51-76, 2004.

OLIVEIRA, D.L. et al. A negociação do sexo seguro na TV: discursos de gênero nas falas de agentes comunitárias de sáude do Programa Saúde da Família de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.20, n.5, p.1309-1318, 2004.

__. It’s time for shocking sexuality and pedagogies of fear in Brazilian televised AIDS campaigns. In: WORLD CONGRESS OF SEXOLOGY, 16., 2003, Havana. Proceedings... Havana: Softcal, 2003. v.1. Sexuality and human development. From discourse to action.

OLIVEIRA, D.L.L.C.; GUIZZO, B.S.; KRZIMINSKI, C.O. O uso do software Nvivo na pesquisa qualitativa em saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v.25, n.1, p.53-60, 2003.

WILHEMS, D.M. et al. A Dimensão Pedagógica de uma pesquisa no trabalho de Agentes Comunitárias de Saúde do Programa de Saúde da Família. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 7., 2003, Brasília. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2003. v.8. p.24.