Centro de diagnóstico virtual para o estudo das manifestações oculares da aids.

Edital/Chamamento: 
Pesquisas Científicas - Set/2001
Número do Projeto: 
689/2001

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Cristina Muccioli

Instituição

Instituição: 
Unifesp – Universidade Federal de São Paulo.
Parcerias institucionais: 
FMUSP – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; McGill University – Canadá.
Período de Vigência: 
2002 - 2003
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Tal pesquisa visa ao desenvolvimento, estruturação e coordenação de “Centro de Diagnóstico e Treinamento Virtual” especializado em manifestações oculares da aids, com finalidade de avaliar e fazer diagnóstico de doenças oculares, bem como orientações terapêuticas. Objetiva ainda o atendimento local e à distância de pacientes com diagnóstico de infecção pelo HIV. Contará com aparelhamento especializado na aquisição, recebimento e envio de imagens fundoscópicas via internet. O Centro de Diagnóstico Virtual inicialmente drenará pacientes de centros satélites na região metropolitana da cidade de São Paulo, com ampliação posterior a atendimento de pacientes no Estado de São Paulo e na seqüência, pacientes de todo País.

Objetivos

Formação de Centro Diagnóstico Virtual especializado no estudo das doenças oculares secundárias à aids. Formação de centros de capacitação profissional para estabelecimento de rede de informação com hospitais ou clínicas associadas; estabelecimento de centros de referência virtual para diagnóstico e intercâmbio de informações médicas; realização de exames de anatomia patológica, efetuados em centros de referência nacional (Departamento de Oftalmologia da Unifesp) e internacional (McGill); criação de programas de busca de pacientes com aids que necessitem de avaliação freqüente através da telemedicina; indicar e encaminhar para tratamento clínico e cirúrgico, quando pertinentes, no setor de aids do Departamento de Oftalmologia da Unifesp/EPM.

Materiais e Método

A avaliação dos pacientes incluídos no estudo prospectivo constará de passos consecutivos, a saber: aferição da acuidade visual dos pacientes; exame oftalmológico completo de segmento anterior; exame oftalmológico completo de segmento posterior; estabelecimento do diagnóstico; proposição de tratamento; documentação fotográfica (imagens eletrônicas), responsável por documentação diagnóstica, seguimento e avaliação de progressão. Os dados de pacientes externos ao Centro serão enviados via internet e as imagens processadas. As imagens serão enviadas de acordo com o protocolo estabelecido pelo Centro.

Resultados - Parciais ou Finais

De acordo com análises dos dados resultantes da pesquisa parcial, a concordância diagnóstica observada na consultoria, em relação ao “padrão ouro”, foi de 73,5% para ambos os consultores. Sugestão de tratamento e/ou conduta não foi possível em 8% dos casos para o consultor A, e em 10,4% para o consultor B. A falta de dados clínicos (Kappa: 0,8) e a má qualidade das imagens (kappa: 0,74) foram os motivos com maior concordância em relação às dificuldades para conclusão da consultoria. A teleoftalmologia, através de consultoria por método assíncrono, foi eficaz para o diagnóstico de doenças infecciosas e inflamatórias oculares, em pacientes com ou sem aids. A falta de dados clínicos detalhados e a má qualidade das imagens enviadas foram os principais fatores limitantes para a conclusão da consultoria. A partir deste estudo serão possíveis o aprimoramento do formulário de consultoria e a implantação de Serviço de Teleoftalmologia no Departamento de Oftalmologia – Unifesp/EPM.
Palavras-Chave: 
Aids. Telemedicina. Oftalmologia. HIV. Teleoftalmologia. Citomegalovirus. Uveite.

Divulgação e/ou Publicações

Desenvolvimento do site: http://www.saudeparavoce.com.br/interoftalmo/pagprincipal.htm.

FINAMOR, L.P. Teleoftalmologia como auxílio diagnóstico nas doenças infecciosas e inflamatórias oculares: validação de método assíncrono de consultoria. Tese (Doutorado) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, 2004.

FINAMOR, L.P.; MUCCIOLI, C. Teleoftalmologia como auxilio diagnóstico nas doenças infecciosas e inflamatórias oculares. Revista da Associação Médica Brasileira, 2005 (Prova em Printer).

MUCCIOLI, C.M.D. et al. Teleophthalmology: Brazilian Experience and Future Directions. In: YOGESAN, K. et al. (Eds). Teleophthalmology, Springer-Verlag, 2006. (no prelo).