Freqüência de resistência primária do HIV aos anti-retrovirais no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Edital/Chamamento: 
Pesquisas Científicas - Set/2001
Número do Projeto: 
669/2001

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Luzidalva Barbosa de Medeiros

Instituição

Instituição: 
Universidade Federal de Pernambuco.
Parcerias institucionais: 
.
Período de Vigência: 
2002 - 2003
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Este trabalho tem como objetivo geral determinar a freqüência de resistência primária aos anti-retrovirais nos pacientes atendidos no Hospital das Clínicas da UFPE e identificar fatores associados a essa resistência. Trata-se de estudo descritivo do tipo transversal. Estima-se que no período de 10 meses sejam arrolados ao estudo cerca de 96 pacientes.

Objetivos

Determinar a freqüência de resistência primária aos anti-retrovirais nos pacientes atendidos no Hospital das Clínicas da UFPE e identificar fatores associados a essa resistência.

Materiais e Método

O plano de análise prevê inicialmente a determinação da freqüência de resistência primária do HIV entre os casos de aids analisados. Posteriormente, será feita a descrição de freqüência das características dos casos de aids com resistência primária e dos casos de aids sem resistência primária. As possíveis diferenças de freqüência dessas características (variáveis independentes) serão testadas por meio de X2 (Quiquadrado), a um nível de significância de 5%. No primeiro momento será verificada a associação entre cada uma das variáveis e a resistência primária. Num segundo momento, aquelas variáveis que na análise univariada tiverem apresentado associação estatisticamente significante com o evento (resistência primária) serão introduzidas no modelo de análise multivariada que ajusta o efeito de cada uma delas pelas demais. Os resultados serão tabulados e utilizar-se-á o programa EPIINFO.
Palavras-Chave: 
Resistência. Genotipagem. Anti-retrovirais. Resistência primária. Carga viral.