O pensamento da CNBB frente às campanhas de prevenção à aids.

Edital/Chamamento: 
Pesquisas Científicas - Abr/2002
Número do Projeto: 
615/2002

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Jose Antonio Transferetti

Instituição

Instituição: 
PUC – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas – Faculdade de Teologia.
Parcerias institucionais: 
.
Período de Vigência: 
2002 - 2003
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Este estudo teve por objetivo lançar uma análise teológica, no campo da moral e da ética, sobre as campanhas anti-aids promovidas na época do carnaval pelo Ministério da Saúde. O estudo buscou esclarecer as seguintes questões: qual o conceito do bem e do mal na sociedade pós-moderna? Quais valores ainda são considerados valores, numa sociedade cada vez mais plural e dinâmica? Qual a contribuição da Teologia Moral nessa discussão? E os símbolos religiosos do “bem X mal”, o que representam hoje? São perguntas que exigem grande reflexão para responder à sociedade suas indagações, ao Ministério da Saúde sua ousadia e/ou criatividade, e para a Igreja Católica a questão do sagrado ou conservadorismo. A decisão de se realizar essa pesquisa, apesar de pequena, abre uma nova oportunidade da Igreja acolher os grandes problemas da humanidade hoje, com bastante discernimento e, principalmente, com coragem para enfrentar os novos desafios. Portanto, essa pesquisa deve contribuir com essa reflexão, na medida em que se dispõe a descobrir caminhos plausíveis para uma prática eficaz diante de um tema tão complexo como o uso de preservativos no combate a aids.

Objetivos

Registrar por meio de uma análise teológica, no campo da moral e da ética, o pensamento da Igreja Católica no Brasil, através da CNBB, sobre as críticas e discussões em torno das campanhas anti-aids promovidas pelo governo federal na época do carnaval; Verificar as últimas cinco campanhas do carnaval veiculadas na TV e os cartazes, identificando suas mensagens como os slogans e símbolos, que possivelmente seriam contrárias ao pensamento católico.

Materiais e Método

Trata-se de estudo que se utiliza de pesquisas bibliográfica e documental para levantamento de seus dados. A respeito da bibliografia, buscaram-se os principais estudos sobre a aids no Brasil, as condições em que se encontra, destacando-se os investimentos e estratégias por parte do Ministério da Saúde no campo da divulgação governamental, verificar o assunto aids sob o ponto de vista da Teologia Moral Social, através da literatura especializada e o pensamento da CNBB diante das campanhas governamentais. Na pesquisa documental, fazer um levantamento das cinco últimas campanhas anti-aids no período do carnaval, veiculadas na televisão, por folders ou folhetos e outdoors; verificar a repercussão que as mesmas tiveram na CNBB, por meio de documentos oficiais comentando sobre o assunto, entrevistas semi-estruturadas com o Secretário Geral da CNBB e pessoas de relevância da Instituição, como bispos e estudiosos envolvidos na argumentação crítica sobre a divulgação governamental da aids.

Resultados - Parciais ou Finais

A pesquisa revelou que o ponto principal apresenta divergências. De um lado, no que se refere à prevenção, a Igreja Católica é contra o uso do preservativo; de outro, o Ministério da Saúde enfoca suas campanhas, em grande parte, para o uso do preservativo. Porém, deixando de lado, aqui, a discussão teórica e ideológica de ambas as instituições, o que de prático podemos alertar é a necessidade de um diálogo constante entre a Igreja e o Ministério da Saúde, pois ambas trabalham pelo bem do povo, cada qual a seu modo. A pesquisa reconhece o trabalho imenso e importante que o governo brasileiro fez nesta área, mas, pede que no momento em que se formulam estratégias de campanha estabeleça diálogo maduro e responsável com representantes das religiões. Entretanto, para os bispos e teólogos a pesquisa aponta a necessidade de maior realismo diante da dramaticidade do momento atual
Palavras-Chave: 
Teologia moral. CNBB. Governo. Aids.

Divulgação e/ou Publicações

TRASFERETTI, J.A. CNBB, AIDS e Governo: Tarefas para uma Teologia da Prevenção. Campinas: Átomo, 2005.

__. O pensamento da CNBB frente às campanhas de prevenção à aids. In: GRUPO DE TRABAJO COMUNICACIÓN Y SALUD DE LA ASSOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE LOS INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN – ALAIC, 2004, Argentina. Universidad Nacional de La Plata.