Co-infecção VIH e os vírus hepatotrópicos (VHB, VHC e VHD) – estudo clínico e epidemiológico.

Edital/Chamamento: 
Pesquisas Científicas - Abr/2002
Número do Projeto: 
599/2002

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Wornei Silva Miranda Braga

Instituição

Instituição: 
Fundação de Medicina Tropical – FMT/IMT-AM.
Parcerias institucionais: 
.
Período de Vigência: 
2002 - 2003
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Considerando que a região amazônica apresenta um dos mais elevados índices de endemicidade de infecção pelo VHB e VHD, mundialmente, e que a importância do VHC vem sendo referida a cada dia, bem como a epidemia de aids ser um dos principais problemas de saúde pública, este estudo oferece a oportunidade de avaliar os principais aspectos clínicos e epidemiológicos da co-infecção entre o VIH, o VHB, o VHC e o VHD. Empregou-se um desenho de “estudo de casos” em pacientes da demanda espontânea da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, com o diagnóstico de infecção pelo VIH/aids, atendidos no período de janeiro a dezembro de 2002. As amostras de pacientes incluídos, com sorologia reativa para o VHB, e/ou VHC, e/ou VHD, os quais foram avaliados por Reação em Cadeia da Polimerase-PCR, qualitativo e quantitativo e, posteriormente, genotipadas. Nessas amostras, também serão quantificados a carga viral e os subtipos do VIH-1. De posse desses dados, análises filogenéticas foram empregadas para determinar a evolução molecular das seqüências obtidas e a relação com os subtipos do HIV-1 existentes. Naqueles pacientes que consentiram formalmente, foi realizada uma biópsia hepática para avaliar o grau de dano do fígado, por meio da descrição dos achados histopatológicos.

Objetivos

Avaliar os principais aspectos clínicos e epidemiológicos da co-infecção entre o VIH e os seguintes vírus hepatotrópicos: VHB, VHC e VHD; Caracterizar a co-infecção VIH, VHB, VHC e VHD, em relação aos seguintes parâmetros: aspectos demográficos e comportamentais; aspectos bioquímicos e hematológicos; achados histopatológicos; tempo de evolução da co-infecção; aparecimento de doenças oportunistas; resposta terapêutica aos anti-retrovirais; contagem de linfócitos T CD4/CD8; carga viral do VIH, VHB,VHC e VHD; genotipagem do VIH, VHB, VHC e VHD.

Materiais e Método

A associação entre o VIH e os vírus hepatotrópicos (VHB, VHC e VHD) foram avaliados por um desenho de “estudo de casos” em pacientes da demanda espontânea da FMT-AM, com o diagnóstico de infecção pelo HIV/aids, atendidos no período de janeiro a dezembro de 2002. Sendo a população do estudo oriunda da demanda espontânea da FMT/IMT-AM, o tamanho da amostra avaliada depende do número de pacientes atendidos na instituição, durante o período definido pelo estudo. Calcula-se avaliar cerca de 1.200 indivíduos estimados pelo atendimento médio anual da instituição no ambulatório especializado para portadores de VIH/aids. Foi aplicado um questionário (auto-relato) para a obtenção dos dados conforme os objetivos da pesquisa; coletadas amostras de sangue para os testes: sorológicos, hematológicos, bioquímicos e de biologia molecular; pesquisados os prontuários para obtenção dos dados clínicos e laboratoriais das informações obtidas na entrevista com o paciente.
Palavras-Chave: 
Co-infecção. VHB. VHC. VHD. PCR. Hepatite.