Estudo da prevalência da infecção por C. trachomatis e N. gornorrhoeae em jovens que se apresentaram para o serviço militar no ano 2000, na 1ª Circunscrição de Goiânia e dos fatores de risco associados àquelas infecções.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
580/2000

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Maria de Fátima Costa Alves

Instituição

Instituição: 
Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Medicina, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública; Departamento de Microbiologia, Imunologia, Parasitologia e Patologia Geral.
Parcerias institucionais: 
.
Período de Vigência: 
2001 - 2002
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Esta pesquisa teve como objetivos determinar a prevalência e os fatores de risco para a infecção por C. trachomatis bem como por N. gonorrhoeae, em jovens do sexo masculino que se apresentaram para o serviço militar, no ano 2000, na 1ª Circunscrição no município de Goiânia. O estudo comportamental foi realizado quantitativamente, por meio de questionário auto-aplicável. No presente estudo, o diagnóstico da infecção clamidial foi realizado em amostra de urina, empregando-se ensaio imunoenzimático-EIA, e a reação em cadeia de polimerase-PCR.

Objetivos

Determinar a prevalência de infecção por C. trachomatis e N. gonorrhoeae em jovens do sexo masculino que se apresentaram para o serviço militar, no ano 2000, na 1ª Circunscrição de Goiânia; Determinar os possíveis fatores de riscos para essas infecções; Identificar as características sociodemográficas associadas àquelas infecções; Identificar os comportamentos sexuais de risco associados àquelas infecções.

Materiais e Método

A amostra foi constituída por 1.104 jovens do sexo masculino, representativa da população de aproximadamente 6.000 conscritos da 1ª Circunscrição de Goiânia. Os dados sociodemográficos foram coletados por intermédio de questionário auto-aplicável confidencial. A coleta de urina para os exames laboratoriais foi realizada pelo próprio participante, após instrução. Uma alíquota foi utilizada para pesquisa de clamídia e gonococo por meio de PCR e a outra para realização de EIA para clamídia.

Resultados - Parciais ou Finais

A prevalência da infecção por Chlamydia trachomatis pela PCR foi de 5,0% (IC 95% 3,37,3). Esses dados foram obtidos em 627 participantes, selecionados aleatoriamente. A prevalência de Neisseria gonorrhoeae foi de 1,9 %. Os fatores significativamente associados à infecção clamidial foram o uso inconsistente do preservativo e ter mais de dois parceiros sexuais nos últimos 2 meses.
Palavras-Chave: 
Chlamydia trachomatis. Neisseria gonorrhoeae. Prevalência. Adolescentes e jovens. Fatores de risco.

Divulgação e/ou Publicações

ALVES, M.F.C. et al. Detection of Neisseria gonorrhoeae in genitourinary specimens from asyntomatic men and women by a PCR assay. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 21, 2001, Foz do Iguaçu. Proceedings... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Microbiologia, 2001. p.102.

ARAÚJO, A.G. et al. Comportamento sexual de jovens que se apresentam para o serviço militar, na 1ª Circunscrição de Goiânia, no ano 2000. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UFG, 9, 2001, Goiânia. Proceedings... Goiânia: Editora da UFG, 2001.

FIORAVANTE, F.C.R.et al. Prevalence of Chlamydia trachomatis in Brazilian military conscripts. Sexually Transmitted Diseases. EUA, v.32, n.3, p.165-169, 2005.