Atividades de prevenção à Aids na Escola: visão de Diretores e Professores.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
516/1999

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Moacir Wuo

Instituição

Instituição: 
CEETPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Parcerias institucionais: 
Ministério da Saúde; UNESCO.
Período de Vigência: 
1999 - 2000
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Este estudo procurou caracterizar os Programas ou as Atividades de Prevenção à Aids para Alunos desenvolvidos nas Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, e determinar os fatores que influenciaram as interrupções ou descontinuidades desses programas ou atividades ao longo dos anos letivos de 1995 a 1997. A hipótese formulada foi a da inexistência de um planejamento escolar efetivo voltado para a prevenção da aids, devido à ausência de política explícita da direção da escola, associada à ausência de capacitação e treinamento dos professores.

Objetivos

Caracterizar e analisar as atividades de prevenção à aids desenvolvidas nas Escolas Técnicas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Materiais e Método

Questionários auto-aplicáveis, anônimos, com questões abertas e fechadas, compostos de termo de autorização e consentimento. As questões abertas analisadas seguem a proposta de análise de conteúdo de Bardin (1978) e Navarro e Diaz (1995). O EpiInfo foi utilizado para tabulação e análise de dados das questões fechadas.

Resultados - Parciais ou Finais

Foi registrada a ocorrência de regularidade nas ações de prevenção à aids nos anos de 1996 a 1999, sendo que a freqüência média do período de 1998 a 1999 foi acima de 80%. Houve predominância de atividades de tipo expositivas, centradas nos aspectos médicos e biológicos da aids, com participação de profissionais de saúde e de ONGs. Os diretores que atuam há mais tempo demonstraram serem mais resistentes a assumir responsabilidades para o desenvolvimento de programas de prevenção em suas unidades e indicaram os professores e os alunos como os mais interessados nas atividades de prevenção à aids. Estes diretores indicaram questões de ordem financeira como as que impediram ou dificultaram a continuidade ou a realização de atividades de prevenção. Dentre os professores, os que participaram de programa de capacitação promovido pelo Ceeteps/Ministério da Saúde, demonstraram maior segurança e conscientes na indicação da necessidade das atividades de prevenção nas escolas, também apresentaram maior capacidade de argumentação técnica para justificar essas necessidades e angariar apoio da comunidade escolar. Os resultados indicaram que diretores e professores, em geral, estariam mais propensos a aviar um programa de prevenção do que a assumir as responsabilidades e riscos de planejar e desenvolver um programa em suas unidades de ensino. Pode-se considerar como um ganho, mesmo com o desenvolvimento de atividades de prevenção pouco estruturadas e não atendendo às exigências e orientações pedagógicas. A prevenção ainda não atingiu o status de matéria importante para a formação do aluno e para ser incorporada na praxe escolar. Esta situação parece configurar a tradição cultural campanhista da Saúde Pública do Brasil.
Palavras-Chave: 
Escola. Prevenção. Programas Escolares.

Divulgação e/ou Publicações

WUO, M. Atividades de Prevenção à Aids Nas Escolas: Visão de Diretores e Professores. In: FÓRUM 2000 - FÓRUM E CONFERÊNCIA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA HORIZONTAL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE EM HIV/AIDS E DST, 1./2., 2000, Rio de Janeiro. Proceedings... Brasília: Ministério da Saúde, 2000. v.II, p.678.

WUO, M., GUZZO, R.S.L. A escola e a prevenção à Aids: como professores e diretores avaliam os programas? Revista Temas de Psicologia da SBP, v.10, n.3, p.211-220, 2002.