Signos, significados e práticas associadas à Aids em bairros populares de Salvador/BA.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
508/1999

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Jorge Alberto Bernsteins Iriart

Instituição

Instituição: 
Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva – ISC, Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão – Fapex.
Parcerias institucionais: 
.
Período de Vigência: 
1999 - 2000
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Trata­-se de uma pesquisa qualitativa de orientação antropológica que teve por objetivo produzir conhecimento sobre os significados e práticas associados ao HIV/aids e sua prevenção, a partir de uma perspectiva de gênero, visando produzir subsídios para a prevenção da epidemia entre mulheres de bairros populares de Salvador. Durante oito meses de trabalho de campo, foram realizadas etnografias de dois bairros populares da cidade e entrevistas semi­estruturadas com 40 homens e mulheres entre 15 e 39 anos. Os roteiros de entrevistas abordaram: informações e redes simbólicas associadas ao HIV/aids; papéis e relações de gênero e vulnerabilidade ao HIV/aids; sexualidade; e percepção do preservativo e de risco de contrair o HIV. Os dados produzidos pela pesquisa permitiram elaborar um projeto de intervenção culturalmente apropriado que foi implementado no ano seguinte.

Objetivos

Produzir conhecimentos sobre signos, significados e práticas associadas à aids e sua prevenção entre homens e mulheres em bairros populares de Salvador, visando fornecer subsídios para a elaboração de programas de prevenção culturalmente sensíveis.

Materiais e Método

A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, sendo privilegiada uma orientação antropológica. Foram selecionados para o trabalho de campo dois bairros populares de Salvador com características distintas. Um deles era marcado pela violência urbana, fraca organização comunitária e grande consumo e comércio ilegal de drogas. O outro se caracterizava pela forte organização comunitária e menores índices de violência urbana. Durante 8 meses de trabalho de campo, foram realizadas etnografias das duas comunidades com registro em cadernos de campo, assim como entrevistas semi-estruturadas com 40 informantes chaves. Foram selecionados para as entrevistas homens e mulheres entre 15 e 39 anos. Quatro roteiros de entrevistas foram elaborados e as entrevistas realizadas em 3 encontros sucessivos com os informantes. As entrevistas foram gravadas em fita cassete e transcritas. Para codificação dos dados segundo as categorias analíticas, foi utilizado o programa NudIst 4.0. Procedeu-se então à análise de conteúdo visando identificar as categorias culturais centrais, em torno das quais se articulavam as redes de significados e as práticas com relação à aids e ao risco de contrair o HIV.

Resultados - Parciais ou Finais

A análise dos dados apontou que as pessoas possuem um conhecimento básico, mas muitas vezes superficial sobre as DST/aids, havendo confusão sobre aspectos importantes para a prevenção, tal como o período de latência do HIV e noções equivocadas sobre o contágio; a existência de rede simbólica associada à aids onde são enfatizados significados como “medo, morte, sofrimento” e a concomitante ausência de significados positivos que se refiram à idéia da prevenção. Preponderância de uma rede simbólica associada ao preservativo que enfatiza significados como “insegurança”, “desconforto”, “infidelidade” e “medo”. De um lado, a percepção entre mulheres com companheiros fixos de que a monogamia é segurança suficiente com relação ao risco de contrair o HIV e, de outro, o sentimento de impotência com relação ao risco, associado à dificuldade de negociar o sexo seguro com os companheiros. Existência de representações e práticas sobre sexualidade e relações de gênero que favorecem a vulnerabilidade de homens e mulheres ao HIV. Os dados produzidos pela pesquisa subsidiaram um projeto de intervenção voltado para a prevenção do HIV/aids nos dois bairros intitulado “Cultura, gênero e poder: a construção participativa da prevenção das DST/Aids”, que foi realizado entre 2001 e 2002.
Palavras-Chave: 
Prevenção HIV/aids. HIV. Aids. Mulheres. Classes populares. Significados e práticas.

Divulgação e/ou Publicações

IRIART, J.A.B. et al. Relatório Final do projeto Signos, significados e práticas associadas à Aids em um bairro pobre de Salvador, Bahia: contribuição à elaboração de campanhas de prevenção entre mulheres, 2001 (Relatório de pesquisa).

__. Signos, Significados e práticas associadas à Aids em dois bairros pobres de Salvador, Bahia: contribuição à elaboração de campanhas de prevenção entre mulheres. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA DA ABRASCO, 6., 2000, Salvador. Proceedings... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2000. CD-ROM.

508/1999 SANTOS, C.O.; IRIART, J.A.B. Cultura sexual, gênero e aids: implicações para a prevenção. In: V CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DST/DST-5, VCONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO EM DST E AIDS. I CONGRESSO BRASILEIRO DE AIDS, 5./5./1., 2004, Recife. Proceedings... Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

__. O amor nos tempos de aids: significados e práticas associados ao risco de contrair HIV nas trajetórias sexuais de mulheres. In: V CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DST/DST-5, V CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO EM DST E AIDS. I CONGRESSO BRASILEIRO DE AIDS, 5./5./1., 2004, Recife. Proceedings... Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

SANTOS, C.O.; IRIART, J.A.B.; LIMA, M.C. Fragmentos de uma cultura sexual em tempos de Aids: uma análise sob a perspectiva de gênero. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 7., 2003, Brasília. Proceedings... Brasília: Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2003.