Estudo nacional de sobrevida dos pacientes de aids do Brasil – 1995/1997.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
489/1999

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
José Ricardo Pio Marins

Instituição

Instituição: 
CEALAG - Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão.
Parcerias institucionais: 
.
Período de Vigência: 
1999 - 2002
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Este é um estudo de coorte não concorrente (coorte retrospectiva) que objetiva analisar o tempo de sobrevida de pacientes de aids com mais de 13 anos no Brasil, ao longo de 24 meses – de 01/07/95 a 30/06/97, com data de censura até 31/12/1998 e seguidos até 30/06/1999. Engloba o estudo das seguintes categorias – categoria de transmissão, ano de diagnóstico, sexo, ano de nascimento, idade na data do diagnóstico, principais doenças indicativas, terapêutica utilizada e local de atendimento. A amostra é de 2.450 pacientes, atendidos em Belém, Rondonópolis, Recife, Jaboatão dos Guararapes, São Paulo, Santos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos, Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina. A coleta de dados está baseada na revisão de prontuários dos casos selecionados, dentro desses 13 municípios eleitos.

Objetivos

Estimar a sobrevida e seus fatores determinantes, para os pacientes de aids no Brasil, no período de 01/07/1995 a 31/06/1997; Avaliar a sobrevida de acordo com fatores sociodemográficos, epidemiológicos e clínico laboratoriais; Avaliar possível impacto dos esquemas de intervenções terapêuticas e profiláticas na sobrevida; Avaliar a possível repercussão do grau de complexidade dos serviços notificantes, na sobrevida dos doentes; Revisar a data de diagnóstico e doença ou condição definidora de caso de aids, no banco nacional – Sinan – dos casos analisados.

Materiais e Método

A amostra foi definida com intervalo de confiança de 95%, com 20 dias bilateralmente em torno da mediana, e foi calculada em 1.225 doentes por ano de estudo, totalizando, assim, 2.450 doentes para o período proposto. A seleção dos casos deverá ser aleatória, quando não for o total de casos do município. Critério de exclusão: casos definidos pelo critério de óbito e casos com data do diagnóstico posterior à data do óbito. Data de censura: 31/12/1998. A coleta de dados será realizada a partir da análise do prontuário de atendimento, para coleta dos dados necessários, junto ao serviço notificador e/ou último local de atendimento. A seleção dos casos é aleatória, quando não for o total de casos do município. Os prontuários são incluídos em cada local de estudo segundo os critérios de inclusão e exclusão, até que seja atingido o número total da amostra prevista para o respectivo município. Foram incluídos os casos com data de diagnóstico de aids no período de 01/07/95 a 30/06/97; casos com idade maior ou igual a 13 anos e casos com intervalo maior que sete dias entre a data do diagnóstico de aids e óbito.
Palavras-Chave: 
Sobrevida. Pacientes com aids. Tempo de sobrevida. Terapia anti-retroviral.