Estudo multicêntrico de HIV e hepatites entre usuários de drogas injetáveis – Fase II. Protocolo de rápido acesso e estudo epidemiológico. Análise de transição no padrão de uso de drogas. Parte II.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
317/1999

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Tarcisio Matos de Andrade

Instituição

Instituição: 
Universidade Federal da Bahia; Faculdade de Medicina; Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti – ARDFC.
Parcerias institucionais: 
Lasp – Laboratório Avançado de Saúde Pública; Fundação Oswaldo Cruz - Bahia.
Período de Vigência: 
1999 - 2000
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Trata-se do desdobramento da Fase I do Estudo Multicêntrico da OMS de HIV e outras doenças de transmissão parental entre usuários de drogas injetáveis, desenvolvido em fase de campo em 1991/1992. Nessa parte (II), foi desenvolvido o Estudo Epidemiológico Seccional, que poderá ser comparado a outros cortes seccionais realizados em Salvador (Projeto UFBA – 1993/1994 e Projeto Brasil – 1995/1996), além da comparação com Santos e Rio de Janeiro que também partici-param do Projeto Brasil e do presente estudo. Os dados foram comparados aos de outras 21 cidades do mundo, dentro da fase II do Projeto da OMS.

Objetivos

Determinar os comportamentos de risco e as taxas de infecção pelo HIV e outros patógenos de transmissão sangüínea e/ou sexual entre UDI, ex-UDI e usuários de drogas sem história de uso injetável, assim como outras conseqüências adversas do uso de drogas, na Cidade de Salvador – Bahia.

Materiais e Método

Pesquisa desenvolvida na região metropolitana de Salvador. Coleta de amostras de sangue de 400 usuários de drogas, sendo 200 UDI (considerando-se aqui o uso nos últimos dois meses); 100 ex-UDI (em qualquer momento da vida) e 100 usuários de outras drogas que possam vir a ser injetável. Amostras testadas quanto ao HIV 1/2 e HTLV I e II (ELISA, confirmados por imunofluorescência e os casos duvidosos, testados pelo Western Blot), quanto à hepatite B (antiHBc e HBsAg) e à hepatite C (secondgeneration test). Testes laboratoriais realizados pelo Laboratório Avançado de Saúde Pública - Lasp, Centro de Pesquisas Gonçalo Muniz – Cpqgm, Fiocruz, localizado na Cidade de Salvador-Bahia. Aplicação de questionário padrão utilizado pela OMS na fase II do presente estudo, devidamente traduzido e adaptado.

Resultados - Parciais ou Finais

Tratava-se de uma população constituída na grande maioria de homens (94%), com idade média de 25.4 ± 6.6, com nível de escolaridade de 6,2 ± 2,5 anos. Os principais achados foram evidenciados na comparação entre o comportamento e dos dados sorológicos dos UDI e o estudo realizado em 1996: embora tenha sido registrada uma acentuada diferença no envolvimento com atividades ilegais e na troca de sexo por dinheiro entre a população do estudo anterior e do atual, 47,1 X 9,3%; 35 X 6,0%, respectivamente, houve aumento do número de entrevistados que referiram terem sido presos até 5 vezes, de 70,7 X 87,6%, e aumento no consumo de crack, de 36,7 para 60,4%. A freqüência diária de injeção sofreu ligeira redução, de 5,1 para 4,5%; aumentou o contato com alguma atividade de prevenção de HIV, no último ano, de 28,8 para 67,4%. Chamou particular atenção o aumento no uso de preservativos nas relações com os parceiros ocasionais e principais, nos últimos 6 meses, no presente estudo, 30,0 e 31,3% X 5,1 e 2,3%, respectivamente; bem como a redução do compartilhamento de seringas de 61,0 para 17%. A soroprevalência para HIV e HTLV – I/II, revelou uma expressiva redução em relação ao estudo anterior, de 49,5 e 35,2% para 7,1 e 5,0%, respectivamente.
Palavras-Chave: 
Uso de drogas. Estudo de soroprevalência. Estudo comportamental. Estudo multicêntrico. HIV/AIDS. Hepatites.

Divulgação e/ou Publicações

BRASIL. A contribuição dos estudos multicêntricos frente à epidemia de HIV/aids entre UDI no Brasil (Série Avaliação 8), p.79-94. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. Disponível em: http://www.aids.gov.br/avalia8/index.htm. Acesso em: 26 abr. 2006.