Caracterização Genotípica do HIV-1 em pacientes HIV positivos/aids do Centro-Oeste Brasileiro.

Edital/Chamamento: 
Chamada de Pesquisa 2005 - 324/2005
Número do Projeto: 
310/2006

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Mariane Martins Araújo Stefani

Instituição

Instituição: 
Universidade Federal de Goiás; Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública; Departamento de Imunologia, Microbiologia, Parasitologia e Patologia Geral.
Parcerias institucionais: 
.
Período de Vigência: 
2003 – 2004
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Informações sobre a diversidade do HIV-1 na Região Centro-Oeste são ainda escassas. O grupo do IPTSP/UFG tem avaliado a diversidade genética do HIV-1 em diferentes subgrupos populacionais do Estado de Goiás e em pacientes de Cuiabá­-MT, empregando Ensaio de Mobilidade de Heteroduplex (HMA) para duas regiões do genoma viral: env e gag. Ampliação da amostragem e inclusão de isolados do Mato Grosso do Sul contribuirão para o mapeamento genético molecular do HIV-1 na Região Centro-Oeste, área distante do epicentro da epidemia de aids no Brasil. Estudos regionais visando avaliar a prevalência dos subtipos do HIV-1 e caracterizar por seqüenciamento recombinantes intersubtipos são importantes para saúde pública em razão do potencial impacto da diversidade viral nos testes sorológicos, de carga viral e nos ensaios de vacinas.

Objetivos

Caracterizar subtipos de HIV-1 em isolados de pacientes dos estados de Goiás e de Mato Grosso; Determinar a prevalência dos subtipos de HIV-1 nas regiões env e gag para posterior seqüenciamento automatizado de isolados com “perfil híbrido” sugestivo de recombinação intersubtipos.

Materiais e Método

As principais áreas de estudo foram as capitais dos estados de Goiás e Mato Grosso: Goiânia e Cuiabá, e os pacientes foram incluídos no estudo após assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Os pacientes HIV+/aids de Goiânia foram recrutados em dois centros de referência regionais para diagnóstico, tratamento de pacientes infectados pelo HIV: Hospital Anuar Auad (HAA/HDT/SUS) e Hospital Materno-Infantil (HMI/SUS). Em Cuiabá, os pacientes foram recrutados a partir da demanda espontânea do Lacen. Após responder a questionário padronizado para identificação de variáveis sociodemográficas foi realizada coleta de sangue venoso. As amostras biológicas foram estocadas a -80ºC e processadas para identificação dos subtipos do HIV-1 no Laboratório da Imunologia da Aids e da Hanseníase do IPT-SP/UFG. A identificação do subtipo do HIV-1 foi realizada empregando-se o Ensaio de Mobilidade de Heteroduplex nas regiões env e gag do genoma viral segundo protocolos e reagentes fornecidos pelo AIDS Reagent Program / National Ins-titutes of Health/USA (Heteroduplex Mobility Analysis HMA env subtyping Protocol version 5; HMA gag subtyping Protocol; www.aidsreagent.org).

Resultados - Parciais ou Finais

Resultados da triagem molecular em ~300 isolados sendo ~250 do Estado de Goiás e ~50 do Estado do Mato Grosso por HMA env e gag indicaram marcante diversidade genética do HIV-1 nesses dois estados brasileiros. Em geral, em ambos os estados observamos predomínio do subtipo Benv/Bgag (~75%), seguido de padrão discordante Benv/Fgag (~10%) e outros padrões híbridos envolvendo, principalmente, os subtipos B e C ou subtipos B e D. No Estado de Goiás detectamos casos esporádicos de infecção pelos subtipos F e C “puros” (env/gag), enquanto estes não foram detectados em isolados do Mato Grosso. Ampliação da amostragem e inclusão de isolados do Mato Grosso do Sul contribuirão para melhor entendimento do mapeamento genético molecular do HIV-1 na Região Centro-Oeste.

Palavras-Chave: 
Subtipos do HIV-1. HMA env/gag. Co-infecção.

Divulgação e/ou Publicações

LINS, J.B.A. et al. Molecular screening of HIV-1 genetic diversity among children /adolescents and mothers. SIMPAIDS, 6.2005, Ouro Preto. Proceedings... Brasília: Ministério da Saúde, 2005. Abstract TL. 66, p.52.
PEREIRA, G.A.S. et al. HIV-1 Subtypes in Pregnant Women and Risk behaviors assessment in Central Brazil. SIMPAIDS, 6., 2005, Ouro Preto. Proceedings... Brasília: Ministério da Saúde, 2005. Abstract TL. 50, p.44.
Human Immunodeficiency Virus Type 1 (HIV-1) and Hepatitis C Virus (HCV) co-infection and viral subtypes at HIV testing center in Brazil. J Med Virol (in press).
Human Immunodeficiency Virus Type 1 (HIV-1) and Mycobacterium leprae co-infection: HIV-1 subtypes and clinical, immunologic, and histopathologic profiles in a Brazilian cohort. Am J Trop Med Hyg, v.71, n.5, p.679-684, 2004.
STEFANI, M.M. et al. Evidence of HIV-1 genetic diversity among pregnant women with AIDS or infected with HIV-1 in central Brazil. J Acquir Immune Defic Syndr, n.23, p.205-207, 2000.