Preparação de sítios para testes com produtos microbicidas ou vacinais contra HIV/aids no município de Itajaí/­SC.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
280/2003

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Rosalie Kupka Knoll

Instituição

Instituição: 
MCJ – Movimento Cidadania e Juventude.
Parcerias institucionais: 
PN-DST/AIDS do Ministério da Saúde; Programa Estadual DST/Aids; e, Instituto Adolfo Lutz.
Período de Vigência: 
2004-2005
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

O estudo tem por objetivo avaliar as características comportamentais, epidemiológicas e moleculares de freqüentadores de serviços de saúde do município de Itajaí. O estudo visa a percepção comunitária sobre testes com produtos microbicidas ou vacinais entre os usuários – cuidados com a saúde, em especial no tocante ao HIV/aids e outras DST – e na população geral e de risco acrescido, a capacidade de segmento e retenção desta população permitirão a avaliação preliminar das características sociocomportamentais da população que freqüenta estes serviços. O retorno destes indivíduos permitirá a avaliação molecular de casos incidentes, a estimativa da prevalência e incidência do HIV nesta população.

Objetivos

Estabelecer atividades preparatórias em potenciais sítios de testes para vacinas contra o HIV/aids através do seguimento da população vulnerável e do estudo de características moleculares do vírus; Avaliar a factibilidade da infraestrutura local para participar de testes com produtos vacinais ou microbicidas, avaliando parâmetros como interesse da comunidade e características epidemiológicas locais; Criação das bases para um núcleo de pesquisa para o desenvolvimento dos estudos futuros com produtos preventivos, microbicidas ou vacinas; Desenvolver ou adaptar metodologia de recrutamento e retenção de voluntários soronegativos para o HIV, de risco acrescido; Estimar a incidência do HIV entre voluntários, através de taxa de soroconversão anônima e desvinculada em amostras armazenadas em serviços que atendem a região; Criar e manter sistema eficaz de armazenamento de células e plasma para caracterização biológica posterior dos isolados virais; Integrar as atividades deste estudo com iniciativas semelhantes em outros estados e organismos.

Materiais e Método

Estudo observacional clínico laboratorial com indivíduos que componham este seguimento por instrumento de consentimento esclarecido. Os voluntários serão recrutados em serviços ligados à Secretaria de Saúde e serão feitos os esclarecimentos necessários sobre os objetivos do estudo e sobre o consentimento esclarecido. Os que concordarem em participar serão avaliados por questionário e convidados a retornar em seguimento regular a cada 6 meses, por dois anos, no serviço de referência do estudo. As atividades ligadas ao seguimento, como aconselhamento e acesso a exames de diagnóstico, serão oferecidas à população geral que freqüenta o serviço, incluindo apoio psicosocial em visitas de retorno, avaliação clínicolaboratorial e demais atividades ligadas à atenção à saúde. Os voluntários com indicação de tratamento serão encaminhados à Unidade de atenção à saúde de referência.

Resultados - Parciais ou Finais

Resultados preliminares com 125 voluntários, 39% homens. Cerca de 49% apresentam uma renda de R$ 360 a R$ 960. Nos últimos 6 meses, 73% referiram um ou mais eventos de risco, sem proteção. Preservativos não foram usados em 41% ou usados de maneira inconsistente em 42%. Observou-se menos de 2% de UDI, 10% HSH, 8% de mulheres e 2% referem ter sexo com Pessoas Vivendo com HIV/aids. A maioria das mulheres (79%) teve apenas 1 parceiro nos últimos 6 meses. Estudos preliminares de caracterização molecular mostraram a existência de HIV subtipo C (7 casos), subtipo B (2 casos) e mosaico CB em 2 casos.
Palavras-Chave: 
HIV. Comportamento. Vacinas.

Divulgação e/ou Publicações

KNOLL, R.K. Epidemiologia da Aids em munícipio de médio porte e alta prevalência: implantação de sítio de pesquisa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA TROPICAL, 2005, Florianópolis. __. Epidemiologia da Aids em munícipio de médio porte e alta prevalência: implantação de sítio de pesquisa. In: IAS CONFERENCE ON HIV PATHOGENESIS AND TREATMENT, 3., 2005, Rio de Janeiro. KNOLL, R.K. et al. Preparation of cohorts ta evaluate HIV infection risk trends and incidence at voluntary couseling testing at Itajai, Brazil. RCP Preliminary data. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA EM HIV/AIDS - SIMPAIDS, 6., 2005, Ouro Preto.