Elaboração de 16 artigos sobre pesquisas em aids no Brasil para publicação fora do país.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
278/2004

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Aluísio Augusto Cotrim Segurado

Instituição

Instituição: 
Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias.
Parcerias institucionais: 
Faculdades de Saúde Pública e de Medicina da USP.
Período de Vigência: 
2004-2005
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

O projeto se refere à elaboração de artigos científicos para publicação fora do País. Divide-se em duas etapas, sendo a primeira de elaboração de 16 artigos sobre pesquisas em aids realizadas no país, e a segunda a preparação de um número especial de Revista AIDS com as várias experiências de pesquisa em aids no Brasil. O objetivo é mostrar, para a comunidade internacional, as variadas e amplas ações voltadas ao conhecimento e ao combate da aids e da infecção pelo HIV realizadas no Brasil e apoiadas pelo PN-DST/AIDS.

Objetivos

O projeto visou auxiliar os pesquisadores responsáveis na elaboração de artigos científicos para divulgação de resultados de pesquisas, por eles conduzidas em território nacional, nos periódicos estrangeiros de impacto. Dessa forma visou-se dar maior visibilidade da produção brasileira em HIV/aids no âmbito da comunidade científica internacional.

Materiais e Método

A metodologia definida para o processo de elaboração dos artigos já vem sendo utilizada há alguns anos pelos pesquisadores envolvidos nesse projeto e tem se mostrado bastante eficiente. Consta de três momentos, partindo da seleção dos projetos participantes e da formação de grupos constituídos por dois ou três projetos e um orientador. Esses grupos irão trabalhar cada tema, elaborando os artigos e submetendo cada etapa produzida à revisão por pares. São realizados dois encontros de uma semana cada, em período integral. Nessas duas ocasiões são discutidos e redigidos os artigos. Em um terceiro encontro os artigos são submetidos à revisão por pares, sendo a primeira revisão por pares do Brasil e a segunda por pessoas de fora do país. Essas comissões de avaliação são compostas por pesquisadores nacionais e internacionais com experiência em produção de publicação de artigos assim como de avaliação dos mesmos. Após esse processo um conjunto de 16 artigos, em inglês, já submetidos à revisão de profissionais da área, tanto do Brasil como de fora, estarão prontos a serem submetidos à revista. A segunda etapa do projeto consta da reunião dos artigos da primeira fase com os textos submetidos diretamente ao grupo, pelos pesquisadores convidados. Assim, além dos 16 artigos preparados durante a primeira etapa, dos seminários, a coordenação do projeto reúne os artigos de pesquisadores convidados, com resulta-dos de pesquisas de excelência, e forma um conjunto de textos sobre as várias experiências do Brasil no combate à epi-demia de infecção pelo HIV.

Resultados - Parciais ou Finais

A partir das discussões travadas durante o seminário, logrou-se concluir os artigos científicos com resultados das investigações conduzidas pelos pesquisadores. Após avaliação pelos editores responsáveis, os artigos foram selecionados para o suplemento especial da revista AIDS ou recomendados para publicação em outros periódicos do país ou do exterior.
Palavras-Chave: 
Aids. Produção científica nacional. Publicação. Periódico de impacto.

Divulgação e/ou Publicações

Aguarda-se a publicação do suplemento especial da revista AIDS.