Pesquisador(es)
Pesquisador(es) Responsável(eis):
Dirceu Bartolomeu Greco
Instituição
Instituição:
Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Medicina; Centro de Estudos em Imunologia e Imunodeficiências.
Homepage:
Parcerias institucionais:
.
Período de Vigência:
2005 – 2005
Situação:
Concluída
Introdução e Justificativa
O VI Simpósio Brasileiro de Pesquisa em HIV/aids foi realizado de 28 de abril a 1º de maio de 2005 no Centro de Convenções da UFOP em Ouro Preto, Minas Gerais. O Simpósio Brasileiro de Pesquisa em HlV/aids já é um evento tradicional para a comunidade científica brasileira envolvida em diferentes questões de pesquisa clínica, epidemiológica e laboratorial, sendo realizado bianualmente desde 1995. Além dos pesquisadores brasileiros, participaram 10 pesquisadores estrangeiros de altíssimo gabarito, o que permitiu o contato entre pesquisadores e estudantes brasileiros com a comunidade científica internacional de pesquisa em aids. Foram discutidos temas como: desenvolvimento e avaliação de vacinas, desenvolvimento e resistência aos anti-retrovirais, imunologia e biologia molecular do HIV, transmissão vertical, epidemiologia, prevenção (incluindo a discussão sobre microbicidas). Houve apoio do PN-DST/AIDS, Fapemig, UFMG, UFOP além do apoio financeiro da indústria farmacêutica e de insumos para laboratório.
Objetivos
Reunir profissionais de diversas instituições de pesquisa brasileiras para apresentação de trabalhos e discussão de projetos; Permitir a discussão de trabalhos sendo realizados em pesquisa de HIV/AIDS; Estimular colaborações entre institutos de pesquisa brasileiros; Estimular o interesse pela pesquisa em HIV/AIDS de estudantes brasileiros; Permitir o intercambio de informação entre cientistas brasileiros e estrangeiros; Expandir a pesquisa nas diversas áreas do conhecimento relacionados à infecção pelo HIV.
Materiais e Método
Trata-se de um simpósio de 4 dias de duração, realizado em Ouro Preto, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto UFOP A escolha da cidade teve diversas razões: a acessibilidade ao local por pesquisadores e estudantes de diversas regiões do Brasil, com ótimo centro de convenção (de baixo custo), hotéis de diversos preços (acessível aos estudantes de graduação e pós-graduação) e, evidentemente, o ambiente agradável desta cidade histórica. A lista de pesquisadores brasileiros e estrangeiros é referência devido à participação dos mesmos em congressos da área e por importantes contribuições bibliográficas no estudo dos diversos aspectos da infecção pelo HIV/aids.
Resultados - Parciais ou Finais
O VI Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Aids cumpriu seus objetivos, levando para Ouro Preto quase 300 pessoas interessadas em pesquisa sobre a infecção pelo HIV/aids. Foi intensa a interação dos diversos grupos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros e dos estudantes lá presentes. Houve a apresentação e discussão dos progressos nas áreas de prevenção, ética e direitos humanos, imunologia, virologia, clínica e epidemiologia.
Palavras-Chave:
Aids. Simpósio. Pesquisa.
Divulgação e/ou Publicações
A divulgação foi feita no site do PN-DST/AIDS (www.aids.gov.br/simpaids) e os trabalhos apresentados (resumos e mesas redondas) nos anais do Simpósio.