Avaliação de uma população de menores em situação de risco: diagnóstico situacional de DST/HIV/aids em 600 adolescentes da CAM (Casa de Acolhimento ao Menor) e Case (Comunidade de Atendimento Sócio-Educativo) de Salvador.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
277/2003

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Margaret Amorim Fialho

Instituição

Instituição: 
Creaids – Centro de Referência Estadual de Aids.
Parcerias institucionais: 
Laboratório de Retrovírus da UFBA DST/CTA/COAS Estadual; Fiocruz; Fundac; UNICEF; e, Juizado de Menores da Segunda Vara da Infância e Juventude de Salvador.
Período de Vigência: 
2004 - 2005
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Somente em Salvador, no período de 2000 a 2003, 4.969 adolescentes passaram pelo sistema correcional o que demonstra ser fundamental a necessidade de se definir a magnitude das DSTs nesta população específica uma vez que o próprio estresse do confinamento potencializa os comportamentos de risco. Este é um estudo transversal realizado entre Maio de 2004 e Março de 2005 na Casa de Acolhimento ao Menor (CAM), uma das unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), órgão executor da política pública de proteção e defesa dos direitos da criança e juventude no âmbito da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social do Estado da Bahia. Foram avaliados 300 adolescentes privados de liberdade (APL), quanto aos aspectos biopsicossociais e quanto à prevalência de marcadores sorológicos para HIV, HTLV, HbsAg, Anti HBC, AntiHCV e Treponema Pallidum.

Objetivos

Determinar a prevalência da infecção pelo HIV, HBV, HCV, HTLV, Treponema Pallidum e caracterizar biopsicossocialmente 600 adolescentes privados de liberdade de uma instituição correcional de Salvador na Bahia; Promover a saúde e a prevenção às DST/HIV/aids e estabelecer medidas profiláticas e terapêuticas para os adolescentes em situação de risco.

Materiais e Método

A amostragem foi consecutiva e 300 adolescentes de ambos os sexos internados durante o período foram convidados a participar do estudo com esclarecimento sobre os objetivos, benefícios e riscos relativos à participação no projeto. Os adolescentes participavam semanalmente de uma “sala de espera” onde eram discutidos aspectos relacionados à saúde e sexualidade. Para a coleta dos dados biopsicossociais e exame físico foi utilizada a Ficha de Atendimento Individual para Adolescentes, instrumento estruturado do Centro Latino Americano de Perinatologia e Desenvolvimento Humano (Clapp) da Organização Mundial de Saúde (OMS). Foram coletados 10 ml de sangue periférico para análise sorológica para: HIV, HTLV, HBV, HCV e Sífilis, obedecendo às recomendações do Ministério da Saúde. As amostras foram encaminhadas no mesmo dia ao Laboratório de Retrovírus do Hospital Professor Edgard Santos UFBA Todos os participantes forneceram consentimento verbal após aconselhamento e, de acordo com a legislação específica de proteção de APL, foi também obtido o consentimento da instituição que os abriga. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética da UFBA e pelo Juizado da Segunda Vara da Infância e da Juventude.

Resultados - Parciais ou Finais

Dos 300 adolescentes convidados a participar da primeira fase da pesquisa, 297 foram contemplados, sendo 273 do sexo masculino com idade média de 17,3 anos e 24 do sexo feminino com idade média de 16,4 anos. Observou-se uma baixa prevalência de HIV e alta prevalência de HCV e HBV. Em relação ao HTLV-I os resultados obtidos foram coerentes com os encontrados na população do estado, área endêmica para este vírus. Quanto à infecção pelo Treponema Pallidum, o resultado foi equivalente aos estudos sentinela de outras populações. A análise preliminar da avaliação biopsicossocial revela que esta população inicia vida sexual precocemente, de forma desprotegida e é vítima de violência intra e extrafamiliar, incluindo violência sexual além de envolver-se com uso e abuso de substâncias psicoativas.
Palavras-Chave: 
Adolescente. HIV. Aids. Infrator. DST. Prevalência. Vulnerabilidade. Adolescência. Biopsicossocial.

Divulgação e/ou Publicações

Manuscrito em preparação.