Proposta para melhoria da infraestrutura da unidade de imunologia do Laboratório Avançado de Saúde Pública (Lasp) para apoio aos laboratórios primários no processamento de amostras biológicas para ensaios de vacinas anti-HIV/aids.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
276/2003

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Maria Fernanda Rios Grassi

Instituição

Instituição: 
Fundação Oswaldo Cruz; Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz; Laboratório Avançado de Saúde Pública (Fiocruz/CPQGM/Lasp).
Parcerias institucionais: 
.
Período de Vigência: 
2004 - 2005
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

O objetivo do presente projeto é consolidar o núcleo de Imunologia do Lasp. Este núcleo dá apoio ao Programa Nacional de Vacinas anti-HIV/aids do Ministério da Saúde através do treinamento dos laboratórios primários nos sítios de ensaios vacinais, para obtenção de amostras biológicas e técnicas de criopreservação, e através do treinamento de laboratórios secundários nos testes de avaliação da resposta imune aos produtos vacinais. Para tal serão realizadas oficinas de treinamento em biossegurança, obtenção e criopreservação de células mononucleares do sangue periférico e de Elispot, linfoproliferação e detecção intracelular de citocinas por citometria de fluxo no Lasp/CPQGM/Fiocruz com participantes selecionados contemplando critérios preestabelecidos, como competência, região geográfica, e comprometimento futuro em participar na Rede a ser implantada.

Objetivos

Consolidar o Núcleo de Imunologia do LASP. Este núcleo da apoio ao programa Nacional de Vacinas anti-HlV/AIDS do Ministério da Saúde através do treinamento dos laboratórios primários nos sítios de ensaios vacinais, para obtenção de amostras biológicas e técnicas de criopreservação, através do treinamento de laboratórios secundários nos testes de avaliação da resposta imune aos produtos vacinais.

Materiais e Método

Realização de oficinas de treinamento em biossegurança, obtenção de amostras biológicas e criopreservação de células mononucleares do sangue periférico para realizar ensaios de avaliação da imunidade em vacinas anti-HIV/aids, especialmente através de ELISPOT no Lasp/CPQGM/ Fiocruz. Os participantes serão selecionados contemplando critérios pré-estabelecidos como pertencer à rede de laboratórios primários em sítios potenciais de avaliação de vacinas anti HIV/aids.

Resultados - Parciais ou Finais

Realizamos nos dias 11 e 12 de setembro de 2003, no Lasp, o 1º Workshop Congelamento/Descongelamento de células mononucleares do sangue periférico (PBMC), para avaliação de vacinas anti-HIV/aids do Programa de Vacinas HIV/aids do Ministério da Saúde. Nesse evento foram discutidos biossegurança e boas práticas de laboratório, a importância da conservação de amostras para ensaios vacinais, repositório, protocolos de obtenção de plasma e soro, células mononucleares do sangue periférico e padronização de técnicas de congelamento e descongelamento de células. Participaram dez laboratórios de diversos estados brasileiros.
Palavras-Chave: 
Vacinas anti-HIV/aids. Treinamento. Sítios primários. ELISPOT. Criopreservação. Lasp.