Projeto emergencial de adequação de área física e infraestrutura para implantação de nova tecnologia.

Edital/Chamamento: 
Estratégico
Número do Projeto: 
236/2003

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Maria Inês de Moura Campos Pardini

Instituição

Instituição: 
Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina, Hemocentro.
Parcerias institucionais: 
.
Período de Vigência: 
2004 - 2004
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

As tecnologias para determinação de carga viral do HIV hoje são oferecidas por grandes empresas multinacionais a custos muito elevados. O Brasil possui tecnologia e recursos humanos treinados para desenvolver nova técnica que possa substituir as atuais com custos cerca de três vezes menores. Para teste e validação de nova metodologia de PCR em Tempo Real, 500 amostras foram testadas em paralelo com outra técnica atualmente no mercado, num projeto piloto que necessitou adequação de área física no Hemocentro de Botucatu.

Objetivos

Adequar área física no Hemocentro de Botucatu para teste e validação de nova metodologia de PCR em Tempo Real para determinação da carga viral plasmática do HIV-1 em 500 pacientes soropositivos de Botucatu e região.

Materiais e Método

Para execução do projeto fez-se necessário: adquirir material permanente, de consumo e preparação de infraestrutura laboratorial adequada; PCR em Tempo Real para detecção da carga viral do HIV-1 em pacientes soropositivos; bDNA utilizando Kit Bayer para comparação dos resultados.

Resultados - Parciais ou Finais

Preparação de infraestrutura; adequação de rede elétrica; treinamento de equipe para desenvolvimento das técnicas descritas na metodologia do projeto; e envio dos resultados finais para avaliação conjunta realizada na Fiocruz.
Palavras-Chave: 
Carga viral. Aids. PCR em Tempo Real.

Divulgação e/ou Publicações

Por se tratar de pesquisa que envolve possibilidades de registros e patentes, os resultados não foram divulgados.