Prevalência da infecção pelo HIV no município de Campos, RJ.

Edital/Chamamento: 
Concorrência Sítio de Vacinas
Número do Projeto: 
234/2003

Pesquisador(es)

Pesquisador(es) Responsável(eis): 
Enrique Medina Acosta

Instituição

Instituição: 
Secretaria de Saúde e Assistência Social de Campos dos Goytacazes (Programa Municipal DST/Aids de Campos)
Parcerias institucionais: 
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Período de Vigência: 
2003 - 2004
Situação: 
Concluída

Introdução e Justificativa

Trata-se de uma pesquisa que procurou determinar a prevalência da infecção pelo HIV no CTA de Campos, com foco na gestante devido sua vulnerabilidade, e os fatores de risco importantes para a transmissão materno-infantil do HIV no município de Campos dos Goytacazes, possibilitando a implementação de ações estratégicas para sua prevenção e ampliação da cobertura diagnóstica.

Objetivos

Determinar a prevalência da infecção pelo HIV no CTA de Campos, com foco na gestante em razão de sua vulnerabilidade, e os fatores de risco importantes para a transmissão materno-infantil do HIV no município de Campos dos Goytacazes, visando a implementação de ações preventivas e assistenciais mais eficazes; Determinar a cobertura do diagnóstico em gestantes no município.

Materiais e Método

Os dados foram coletados durante o aconselhamento individual pré e pós-teste conforme a rotina do Centro de Testagem e Aconselhamento de Campos. As análises estatísticas foram realizadas a partir da migração do banco de dados do Sistema SIGCTASAE para o EPI-INFO, no qual foram determinadas as freqüências, intervalos de confiança e realizadas as análises de associação univariadas, assim como as análises multivariadas.

Resultados - Parciais ou Finais

O perfil majoritário de usuários do CTA Campos foi constituído por gestantes, jovens (idade menor que 30 anos), com baixa escolaridade (
Palavras-Chave: 
HIV. Aids. Transmissão vertical. CTA.

Divulgação e/ou Publicações

ARAUJO, L.C. et al. Prevalência da infecção pelo HIV na demanda atendida no Centro de Testagem e Aconselhamento de Campos do Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, em 2001 e 2002. Prevalência da infecção pelo HIV na demanda atendida no Centro de Testagem e Aconselhamento. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v.14, n.2, p. 85-90, 2005.

FERNANDES, R.C.S.C.; ARAUJO, L.C.; ACOSTA, E.M. O desafio da prevenção da transmissão vertical do HIV no Município de Campos dos Goytacases, Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.4, p.1153-1159, 2005.

__. Transmissão vertical do vírus HIV em Campos dos Goytacazes/RJ: um desafio permanente. Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia em Revista, Campos dos Goytacazes, v.2, n.1, p.14, 2004.